O Programa Promotores da Paz (Proppaz) realizou mais uma ação com cães, agora na Comac. Um cachorro de detecção e mais dois que estão sendo treinados para a cinoterapia foram levados para uma atividade com cerca de 150 alunos na quadra da escola. O trabalho foi feito não só com os participantes do Proppaz, com outros estudantes.

Durante a ação, os alunos puderam brincar, acariciar e tirar fotos com os dois cães em treinamento para a cinoterapia e foram apresentados ao trabalho de detecção de drogas e armas. Eles também foram orientados sobre os cuidados com os animais e como é feita a preparação para utilização deles no serviço de segurança.

“Sempre que levamos os cães para as escolas onde realizamos o Proppaz, temos a preocupação de mostrar não só o trabalho que os animais fazem na detecção, mas a importância deles se manterem afastados das drogas. Esse é um dos objetivos de todo programa e conseguimos reforçar a mensagem com a presenças dos cachorros”, disse um dos instrutores do Proppaz, Leandro Melo. Além dele, o curso também é ministrado pelos agentes Augusto Carvalho, Paulo Renato de Oliveira e Evandro Marcolino.

Aluno do curso de Patrulheiros da Comac, Wellerson Souza Xavier da Silva, de 15 anos, gostou muito de conhecer outro trabalho desenvolvido pela Guarda Civil.

“Participar do Proppaz já é uma experiência ótima porque nós participamos de debates, levantamos assuntos na sala e fora dela sobre diversos temas, o que me faz expandir as minhas ideias. E nessa ação eu vi que um cachorro bem treinado pode ajudar as pessoas de bem com os seus extintos, sentidos e habilidades desenvolvidas. Outra coisa que eu vi foi o ótimo tratamento que eles recebem, como carinho, brinquedos e isso ajuda no desenvolvimento deles e os mesmos fazem os seus trabalhos com mais empenho e amor. Isso me encantou muito. Adorei muito ter conhecido mais um trabalho realizado pela Guarda Civil e espero que não apenas eu, mas muitas outras pessoas possam reconhecer o maravilhoso trabalho”, afirmou ele.

O Proppaz existe há 10 anos e está promovendo o curso pela primeira vez em escolas dos distritos: Moyses Furtado Bravo (Posse), Monsenhor João de Deus Rodrigues (Pedro do Rio), Augusto Pugnaloni (Itaipava) e na Hercílio Moretti (Corrêas), todas nos distritos, além da Comac (Centro).

Após o curso em sala de aula e a ação com os cães, o próximo passo do curso será a realização da ação “Guarda por um dia”, quando os alunos vão conhecer alguns dos feitos pelos agentes. Também será feita a Olimpíada Proppaz, quando os estudantes serão reunidos para um dia de atividades esportivas e de lazer.