Pelo quarto ano consecutivo, o projeto Roda de Brinquedo está arrecadando doações para entregar a crianças carentes neste Natal. Este, que é o maior projeto de entrega de brinquedos do Brasil, tem como meta distribuir dois a três presentes novos para 7.500 menores de até 10 anos de idade de orfanatos, comunidades e projetos assistencialistas dos estados de Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Magé, Valença e Itaperuna), São Paulo (São Paulo e Guarulhos), Bahia (Dom Basílio e Santarém), Maranhão (Balsas), Minas Gerais (Abaeté), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Caruaru e Recife) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre),

“O objetivo desse projeto é presentear com brinquedos novos as crianças carentes que nunca tiveram a oportunidade nem a sensação de desembrulhar esse pacote tão mágico! É claro que não conseguiremos atingir a todos, mas faremos a diferença, pelo menos por um dia, na vida daqueles que cruzarem os nossos caminhos e receberem essas lindas caixas conquistadoras de sorrisos”, diz Alessandro Mendes, líder e fundador do projeto Roda de Brinquedos.

Alessandro conta que a ideia nasceu em 2014, quando fez uma campanha para arrecadar roupas e mantimentos para o Hospital Pro Criança Cardíaca, no Rio de Janeiro, e viu que 40 crianças estavam internadas e lá passariam o Natal. Foi aí que surgiu o plano de arrecadar brinquedos para trazer um pouco de alegria para elas. “A ideia era entregar 40 presentes, mas consegui arrecadar entre meus amigos quase 5 mil doações e pudemos montar sacolinhas para 1.500 crianças no Rio de Janeiro, Magé, Nilópolis e Nova Iguaçu, com três brinquedos cada”, diz.

Em 2015 o projeto se estendeu também para a cidade de São Paulo e 2.880 crianças foram presenteadas no final do ano, sendo 2 mil no Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói, Magé, Nilópolis e Nova Iguaçu e 880 na capital paulista e em Guarulhos. Em 2016, foram arrecadados mais de 10 mil brinquedos e entregues a 6.288 crianças de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Brasília. “Nós dobramos a meta de 2015 para 2016 e nosso objetivo, agora, é chegar a 10 mil crianças em 2018”, afirma Alessandro.

Os brinquedos podem ser entregues em postos de coleta localizados em diversas regiões das cidades participantes até o dia 22 de dezembro. “Quem está sem tempo para comprar os brinquedos, mas não quer ficar de fora, poderá doar o valor que desejar em dinheiro pelo site do projeto (www.rodadebrinquedo.com.br), via PayPal, e nossa equipe de voluntários fará as compras de brinquedos, sacolas de presentes, fitas e laços, entre outros aparatos necessários para fecharmos os embrulhos”, explica o fundador do projeto.

Após o encerramento da campanha, os organizadores recolherão todos os presentes, irão separá-los por gênero e faixa etária e farão um mutirão para embrulhá-los em lindos sacos de presentes e distribui-los nas mais de 50 instituições e comunidades até o dia 23 de dezembro. Mais informações sobre o projeto e a relação completa de pontos de entrega nas cidades participantes está disponível no site: www.rodadebrinquedo.com.br.