A Câmara Municipal aprovou com 14 votos, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei que atualiza a Lei 6.693/09 e determina a obrigatoriedade da presença de guias de turismo nos grupos que visitam Petrópolis. A autoria do projeto é compartilhada entre os membros da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo da Casa, vereadores Eduardo do Blog (REP), Gil Magno (DC) e Octavio Sampaio (PSL).
A proposta traz três avanços para a categoria. Pelo texto aprovado, os guias devem ser devidamente credenciados pelo Ministério do Turismo na categoria regional RJ. O rol de excursões agora obrigadas a terem guias inclui todas aquelas organizadas por pessoas físicas, jurídicas, de forma autônoma ou coletiva, tais como escolas, universidades, empresas, igrejas, ONGs e órgãos públicos. Além disso, ficam isentos veículos de transporte com destino específico para compras nos polos de moda de Petrópolis.
– O projeto corrige uma distorção e valoriza o turismo, uma das locomotivas de nossa economia –, comenta o vereador Gil Magno. Já Eduardo do Blog, explica que o projeto de lei veio dos próprios guia de turismo. “Estamos apenas representando a categoria, provando que participar mais do dia-a-dia do legislativo traz vitórias”, comenta.
O projeto é resultado da luta da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis. “Nossa profissão é a única regulamentada do turismo nacional e merece respeito, pois somos os embaixadores do destino turístico e movimentamos a economia da cidade através do nosso trabalho”, defende a guia Ana Beatriz.
O projeto aguarda parecer do Executivo.
Comentários estão fechados.