Projeto prevê que jaca faça parte da alimentação dos colégios do estado do Rio

Fruta, que é rica em vitamina C, é muito utilizada na dieta dos veganos.

O projeto denominado “Mão na Jaca”, que tem como objetivo levar a fruta, ainda na coloração verde, para a merenda escolar dos colégios públicos, começou quando um grupo recolheu duas jacas na sede do governo do estado do Rio de Janeiro, o tradicional Palácio da Guanabara, local que possui mais de 15 Jaqueiras, árvore que é conhecida cientificamente como Artocarpus heterophyllus.


Há cerca de dois anos, o projeto oferece em oficinas gratuitas, receitas que utilizam a Jaca como base. A fruta vem sendo acrescentada cada vez mais no cardápio das pessoas veganas, que não ingerem alimentos vindos de oriegem animal.


De acordo com nutricionistas, a fruta é rica em fibras, antioxidantes e em vitamina A. Auxilia na prevenção de inflamações e no envelhecimento das células, ajudando a controlar a pressão arterial. A Jaca é um alimento que, por deter carboidratos e vitamina C, é essencial para os praticantes de atividades físicas. A introdução da fruta na grade alimentar das escolas do governo do estado, pode beneficiar os atletas que estudam nestas escolas, além de ser uma alternativa para os veganos que frequentam os colégios públicos estaduais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também