Foto Reprodução

Projeto ’Memória Cultural Petropolitana’ foi lançado nesta quinta-feira

Projeto foi um dos contemplados por edital lançado pelo Fundo Municipal de Cultura.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Estreou ontem (26) no Youtube o canal do projeto Memória Cultural Petropolitana. A iniciativa do produtor Vinicius Soares foi uma das contempladas pelo Edital Maria Luisa Rocha Mello de Seleção de Projetos Culturais, sendo patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura do Instituto Municipal de Cultura. A ideia é divulgar e preservar parte do acervo da Sala Cine Humberto Mauro (Centro de Cultura Raul de Leoni).

“Foram títulos com registros importantes da cena cultural de Petrópolis, de 1991 até 2002. É um projeto importantíssimo para preservar a história da nossa cidade. Ficamos felizes em ver os excelentes resultados do edital de seleção”, afirmou a presidenta do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.

O produtor Vinicius Soares explica que o projeto surgiu com a intenção de conservar a memória da cena cultural de Petrópolis. A digitalização das fitas gerou um backup em e-mail próprio ([email protected]), HD externo e na plataforma de Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=A4jC0peHvZg)

“Nossa intenção mais importante era a salvaguarda dessa memória da cena cultural de Petrópolis que a qualquer momento poderia se perder, tanto pela questão de acondicionamento inadequado das 16 fitas de VHS, quanto pela própria especificidade do material”, explicou Soares.

Para o secretário executivo da Petrópolis Film Commission, a restauração das obras é importante para a memória audiovisual da cidade. “Essas obras consistem em registros há muito tempo arquivados e que poderiam se perder, se não fosse a iniciativa desse projeto”, afirmou.

Vídeos digitalizados pelo projeto:

Exposição Agropecuária (1991)
Vídeo turismo (1992)
Petrópolis Cidade Iluminada (1995)
Reconstrução de Petrópolis (1996)
100 anos da 1ª Exibição de Filme Brasileiro (1997)
Scena Serrana (1999)
Quinteto de Sopros de Petrópolis (1999)
Ocupação das Praças (2000)
Independance (2000)
500 Vozes em Concerto (2000)
Aniversário de Petrópolis (2001)
Petrópolis em Serenata (2001)
Concertos de Primavera (2001)
Serenata Imperial (2002)

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.