Uma paixão mundial vai ganhar destaque em Petrópolis entre os dias 28 de março e 8 de abril: o chocolate. Decoração especial e a venda dos mais diversos produtos que utilizam o chocolate na sua composição estão descritos no projeto “Festa do Chocolate”, uma ideia que surgiu no Comtur – Conselho Municipal de Turismo e está ganhando vida por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turispetro e Instituto Municipal de Cultura e Esportes – IMCE.  O projeto foi apresentado nessa sexta-feira (23.02) a empresários petropolitanos em um encontro no Espaço Empreendedor, no Centro Administrativo Frei Antônio Moser.

A festa está sendo organizada pela prefeitura, mas o patrocínio será dos empresários petropolitanos. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a produção e comercialização do chocolate envolvem cerca de vinte empresas na cidade.

“A ideia de se montar uma festa especifica sobre o tema foi abraçada pelo governo. Ao apresentar o projeto para os empresários, esperamos trocar ideias e ouvir a opinião deles, que são os especialistas nessa matéria prima. Um dos objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é fazer com que os produtos de Petrópolis conquistem o mercado e os turistas. Temos certeza que a festa pode atrair muitos visitantes, movimentando a cadeia econômica de vários setores da cidade, como o hoteleiro e gastronômico”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Da mesma forma como ocorreu no Natal Imperial, a intenção da prefeitura é de que os empresários abracem a causa. Dessa forma, todos da cidade saem ganhando.

“Temos que somar forças para um bom resultado. O Natal Imperial foi um sucesso, graças à parceria que fizemos com a iniciativa privada. A festa vai ocorrer no Palácio de Cristal e tenho certeza que será um sucesso de público”, disse Leonardo Randolfo, presidente do IMCE.

Segundo o projeto, os empresários colocarão seus produtos à venda em barracas no Palácio de Cristal. Produtores de biscoitos amanteigados e de sorvete também terão espaço na festa. A Festa do Chocolate contará ainda com uma programação vasta: receitas com chocolate, exposição sobre o chocolate, concurso de bolos artísticos, exposição de esculturas feitas com chocolate, oficinas culinárias, caçada fotográfica dos ovos, apresentação de grupos folclóricos, música e coral, além da montagem da Vila do Chocolate, desfile de Páscoa, fórum do chocolate e Vila Criativa.

“Toda a organização da festa está sendo feita pela Turispetro. A intenção é de que fique muito atrativo não só para as crianças, mas para as famílias também. A programação toda levará isso em consideração”, contou Camila Thees, diretora de turismo e eventos da Turispetro.

Débora Braga Clevier, da Choco Mania, ficou animada com a festa. “A ideia é muito bacana. A empresa que é especializada na venda de vários doces cuja matéria prima é o chocolate existe há seis anos, mas, nunca tínhamos participado de uma festa especifica. Como vai ocorrer durante o final de semana da Páscoa, tenho certeza que será uma bela oportunidade de aumentar as vendas”, contou.

Chocolate também na Rua Teresa

Durante a reunião, empresários da Rua Teresa também solicitaram que os empresários do ramo do chocolate também coloquem seus produtos em exposição na Rua Teresa. Uma reunião será marcada com os representadores do setor para cuidar dessa ação. A ideia é de que eles possam colocar os produtos à venda na Rua Teresa no final de semana que antecederá a Festa do Chocolate.

“Essa é uma oportunidade para que os empresários do setor de chocolates possam proporcionar aos visitantes e turistas da Rua Teresa uma experiência diferente. Fizemos esse movimento, ano passado, com os cervejeiros e setor gastronômico e foi um sucesso”, explicou o empresário Nelson Batista.