Com a meta de universalizar o esporte na cidade envolvendo todas as modalidades, idades e gêneros, a Prefeitura de Petrópolis está estimulando o futebol para mulheres, uma prática que começa a atrair mais adaptas e vai ganhar mais um campeonato, em março, cujas inscrições começam nesta segunda-feira (05.02).

“Quando a gente começa o estímulo na infância, a tendência é que o gosto pelo esporte aumente. Nossa primeira medida foi colocar o futebol de campo feminino dentro da programação dos jogos estudantis e estamos avançando”, dessa maneira o superintendente de Esportes e Lazer da cidade, Hingo Hammes, explica como a prefeitura busca que o futebol entre as mulheres ganhe mais praticantes em Petrópolis.

No ano passado, aconteceu o Torneio Agita Comunidades de futsal que reuniu 150 atletas e nove times em um dia de competição. No próximo dia 17 março acontece uma nova competição feminina, dessa vez no Parque Municipal em Itaipava, de futebol society. A expectativa é que torneio reúna mais de 200 jogadoras em 12 equipes diferentes. Na próxima segunda-feira (05.02), serão abertas as inscrições do campeonato.

Nos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) do ano passado, o futebol de campo feminino foi uma das boas novidades. De maneira inédita a prefeitura ofereceu a modalidade em duas categorias: sub-15 e 18. Ao todo, seis escolas inscreveram suas equipes e o resultado foi muito positivo. Felipe Cibelli foi o treinador do Colégio Estadual José Bonifácio que participou da competição em 2017. “As meninas estavam muito empolgadas em participar. Na escola a gente oferece o futsal, mas no campo foi a primeira vez. É uma maneira de incentivar o esporte dentro da cidade. O futebol de campo feminino ganhou muito destaque em todo o país nos últimos anos e Petrópolis não pode ficar para trás”, garantiu.

Mas não foi apenas entre as estudantes que a prefeitura estimulou a prática do futebol feminino. O torneio de futsal feminino adulto Agita Comunidades, que aconteceu em novembro do ano passado, mostrou o motivo que o futebol deixou de ser “coisa de homem”: foram dribles, gols e muita emoção até o final da competição, vencida pela equipe do Morin nos pênaltis.

“O saldo do Agita Comunidades foi extremamente positivo. As meninas precisam de mais espaço e conseguimos criar uma competição em um dia único e de alto nível técnico. Petrópolis é um verdadeiro celeiro de craques no futsal, tanto no masculino, como no feminino. A nossa ideia é estimular a participação dos jovens nas competições”, disse Hingo Hammes.

Carlos José, que foi o treinador da equipe do bairro Taquara do Agita Comunidades em 2017, destacou a oportunidade das meninas participarem de um torneio na cidade. “Foi importante para as meninas que nunca entraram em uma competição sentirem o gostinho de um torneio. Esse tipo de evento promovido pela prefeitura é muito bacana, incentiva as meninas jogarem. No bairro, por exemplo, mais gente se animou em participar”, afirmou.

A prefeitura promove no dia 17 de março um torneio feminino de futebol society no Parque Municipal em Itaipava. São 12 vagas para times que representem os bairros da cidade. Podem participar atletas acima de 16 anos, desde que apresentem a autorização do responsável. Os interessados em participar podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira (05.02) no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Superintendência de Esportes e Lazer, até o dia 9 de março, de maneira gratuita. Os três primeiros colocados recebem medalhas e o campeão e o vice ganham troféu.

“A competição será realizada de forma que cada equipe dispute, ao menos, duas partidas no torneio, assim como já aconteceu dentro do Agita Comunidades no ano passado. O regulamento prevê sete jogadoras em quadra, sendo seis de linha e uma goleira. A ideia é que a gente consiga reunir 12 equipes e mais de 200 atletas”, disse Hingo

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação