Reprodução da internet

Programa gratuito da Prefeitura de Teresópolis castrou 970 cães e gatos em cinco meses

O programa municipal de castração gratuita da Prefeitura de Teresópolis é voltado para cães e gatos errantes, comunitários, resgatados e de proprietários com perfil de baixa renda no município.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Levantamento da COPBEA (Coordenação de Proteção e Bem Estar Animal) aponta que desde 16 de dezembro do ano passado, quando foi lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen e a Primeira-dama Paula Schütte Claussen, até o dia 20 de maio, o programa municipal de castração gratuita esterilizou 970 cães e gatos errantes, comunitários, resgatados e de proprietários com perfil de baixa renda. A primeira etapa do projeto totaliza um investimento de R$ 200 mil de recursos próprios da Prefeitura, com os procedimentos cirúrgicos realizados por duas clínicas veterinárias credenciadas, por meio de chamamento público.

“Estamos investindo R$ 100 mil para a continuação do programa por mais 3 meses, até a chegada do castra móvel, a unidade móvel adquirida pela Prefeitura, por meio de licitação, e que está prevista para ser entregue em agosto para castrações volantes na cidade e no interior. E assim vamos avançando nas políticas públicas de proteção animal, iniciada pela nossa gestão com a instalação da COPBEA em 2019, a criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (Lei Municipal 3998/2021) e a implantação do C ódigo Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (Lei Municipal 4044/2021). Buscamos ampliar nossas ações em um trabalho coletivo, que envolve protetores e instituições ligados à causa animal”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

Atualmente, o setor tem 2.406 cães/cadelas e 1.432 gatos/gatas cadastrados no censo animal em praticamente todos os bairros, na cidade e no interior. Porém, as vagas para castração são disponibilizadas de acordo com a capacidade de atendimento de cada clínica veterinária e obedece a critérios de prioridade. Além da castração, os remédios do pós-cirúrgico estão incluídos e são ofertados sem custo ao tutores legais atendidos.

“Iniciativa pioneira da Gestão Municipal, a castração é fundamental não só pelo controle de natalidade, mas também para evitar a disseminação de doenças. Infelizmente, pela falta de consciência das pessoas, é grande o abandono desses animais nas ruas. Apesar dessa prática ser crime, é muito difícil para a fiscalização identificar e punir os infratores. Para evitar que isso continue acontecendo que foi lançado o programa”, explica Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Acesso ao programa

O programa municipal de castração gratuita da Prefeitura de Teresópolis é voltado para cães e gatos errantes, comunitários, resgatados e de proprietários com perfil de baixa renda no município.

Os interessados podem preencher formulário impresso, encontrado no balcão de atendimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Av. Lúcio Meira, 375, 2º andar, prédio do antigo Fórum, na Várzea) e na sede da COPBEA, no Horto Municipal (Av. Tobias Barreto, 21, Quarenta Casas), de segunda a sexta, das 9h às 16h. Outros locais são o CRAS Alto (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea), CRAS Meudon (Rua Caramuru, 108, Meudon) e o CRAS Fischer (Rua Pedro Eleotério 2.738). Outra opção é o Censo Animal online. Basta clicar no link https://bit.ly/castracao-copbea para acessar e preencher o formulário de cadastro.

Contatos com a COPBEA podem ser feitos por meio da Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail [email protected] e também pelo aplicativo e-Ouve. Todos serão encaminhados à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.