O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira (08), a lei que implementa a Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como “Brasil Sorridente”, na Lei Orgânica da Saúde. Desse modo, através desta sanção, o acesso à saúde bucal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), se torna um direito de todos os brasileiros. A cerimônia foi realizada em Brasília e Lula afirmou que o “Brasil Sorridente” não recupera apenas o sorriso, mas também a dignidade humana.
No Palácio do Planalto, o presidente ainda destacou que esta implementação deve começar na escola, com educação e atuação de dentistas dentro das salas de aula.
“Não é só tratar no dentista, é a qualidade da água que a pessoa vai beber, a qualidade da comida que a pessoa vai comer, porque se não houver esse processo de educação e esse processo de investimento para melhorar essas coisas, não adianta. Os programas, muitas vezes, não valem a pena se as pessoas não estiverem educadas”, disse Lula.
“Eu quero que a gente tenha dentista para ir na sala de aula, ver todas as crianças de uma escola. Tem que ver se a criança precisa de tratamento e educar essa criança a partir da escola, para que a gente possa daqui a 20 ou 30 anos poder sonhar em ter uma sociedade em que as pessoas possam comer carne, posso comer castanha, possam sorrir, possam arrumar até namorado ou namorada”, completou o presidente.
Comentários estão fechados.