O movimento #laropanotienegenero (‘As Roupas Não Têm Gênero, em tradução livre) começou depois que um estudante da cidade de Bilbao chamado Mikel Gomez foi expulso de sua escola, cuja diretoria recomendou que ele fosse encaminhado para um consultório psicológico por gostar de usar saias.
Em um vídeo posterior compartilhado no TikTok, Mikel contou que queria simplesmente demonstrar seu apoio à diversidade.
O movimento ganhou força, alcançando outros colegas e, eventualmente, os professores da instituição.
Manuel Ortega é um deles e, desde maio, usa saia com orgulho. “Uma escola que educa com respeito, diversidade, co-educação e tolerância. Vista-se como quiser! Nós nos juntamos à campanha #clotheshavenogender”, disse o educador em um tuíte.
Revoltados com o tratamento humilhante dado ao adolescente, seus amigos resolveram protestar, separando um dia na semana para irem de saia à escola.
Já o professor José Piñas compartilhou sua decisão de usar saia poucos dias depois de Manuel. Ele escreveu no Twitter: “20 anos atrás sofri perseguições e insultos por minha orientação sexual no instituto onde agora sou professor… muitos professores olham de canto de olho, mas isso não importa”.
Do mês passado pra cá, o movimento ganhou ainda mais força nas redes sociais e muitos reagiram positivamente ao gesto inclusivo.
Comentários estão fechados.