Por Kelly Cerqueira

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na quarta-feira, 13/12, aos professores do 1º ano do Ensino Fundamental e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino a palestra: “O uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento”. A formação ocorreu na Sala Osasco.

O objetivo do encontro foi fornecer reflexões para enfatizar a importância de jogos e brincadeiras na escola e ideias para o uso de atividades lúdicas que possam facilitar o ensino da Língua Portuguesa, para que os alunos aprendam os conteúdos escolares, desenvolvam habilidades e se sintam motivados durante o processo de aprendizagem.

Ministrada pela professora Telma Ferraz Leal, coordenadora geral do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em Pernambuco, a palestra abordou tópicos como “Concepções de alfabetização”; “Dimensões do processo de alfabetização”; “Ludicidade, ensino e aprendizagem”; “Importância de diferentes tipos de brincadeiras para a aprendizagem da língua” e “Jogos na alfabetização: tipos de jogos e objetivos didáticos”.

Fonte: Prefeitura de Osasco | Foto: Fernanda Cazarini