Marcello Santos

Produção rural de Petrópolis é destaque na 30ª Expo Agropecuária

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Evento vai contar com produtos da agricultura e do agronegócio familiar, além de um Café da Roça com as delícias da culinária típica

Com cerca de 800 produtores rurais no município, uma das vocações de Petrópolis também está na agricultura. E parte do que é produzido em cinco comunidades do município – Caxambú, Bonfim, Brejal, Taquaril e Jacó – poderá ser visto por quem passar pela 30ª Expo Agropecuária. O evento, que acontece a partir desta quarta-feira (1º.05) e vai até domingo (05), no Parque Municipal, em Itaipava, vai contar com o Galpão do Produtor Rural, com a participação de cerca de 30 produtores, além de um Café da Roça, com as delícias da culinária típica da roça, informações sobre o setor e sobre o turismo ecorural na cidade.

Serão cinco dias com exposições e venda de mudas e plantas, hortaliças, frutas, legumes, entre outros produtos frescos vindos das comunidades rurais da cidade. Além disso, o público também vai poder conhecer melhor o que é produzido no agronegócio familiar, como geléias e compotas, biscoitos, doces, entre outros, além do artesanato.

Para o prefeito Bernardo Rossi, a produção rural no município vem crescendo a cada ano e sendo cada vez mais reconhecida em todo estado. “E nossos produtores precisam ser valorizados. Um dos principais papéis da Expo Agropecuária é fazer isso: mostrar e valorizar o que temos de melhor nas comunidades rurais”, explica. “É um setor que está em expansão e resgatar essa tradição na festa, sem dúvida, é muito importante para os produtores. Queremos que eles estejam não só nessa, mas em diversas festas do nosso calendário de eventos”, completa o secretário de Desenvolvimento, Marcelo Fiorini.

A ideia do Galpão do Produtor Rural é levar uma pequena amostra do que é produzido por cinco associações rurais de Petrópolis. Nos últimos anos, o setor vem sendo cada vez mais valorizado na cidade. Para a produtora Luciana Coelho resgatar essa tradição na Expo Agropecuária fortalece as comunidades rurais. “Estou bem animada para a festa. Eu faço doces artesanais com o que planto no Bonfim. As pessoas gostam muito”, frisa ela.

Este ano, uma novidade deverá deixar o público com água na boca: o Café da Roça. O estande terá o melhor da gastronomia rural, incluindo produtos que são vendidos nas festas rurais da cidade, como a Festa do Aipim, por exemplo. “Serão produtos feitos na roça de Petrópolis. As pessoas vão poder tomar um café e comer pães, doces, geléias, bolo de aipim, feitos pelos produtores”, destaca o diretor do Departamento de Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento, José Maurício Soares.

Na parte agropecuária, a Expo Petrópolis vai contar com duas exposições de cavalos, de duas raças. A Expo Campolina Itaipava 2019 acontece entre os dias 02 e 04 de maio e terá julgamentos de morfologia (que verificam a beleza do animal) e andamento. E a Expo Pampa 2019, que está em sua quinta edição na Cidade Imperial, acontece entre os dias 03 e 05, e vai contar com julgamentos de marcha e provas de morfologia, além de provas esportivas, chamadas no meio de “funcionais”. Os eventos de cavalos movimentam a festa, trazem visitantes e aquecem a economia. Juntas, as duas exposições terão 220 animais. Atualmente, Petrópolis conta com 768 estabelecimentos agropecuários.

“Além de mostrar para o petropolitanos alguns setores da nossa economia que muitos não têm contato, como a agricultura e agropecuária, a Expo também atrai muitas pessoas de fora, que ficam encantadas com os nossos produtos. Quem vem de outra cidade aproveita para levar o que é produzido aqui e isso aquece a nossa economia. Além disso, as exposições de cavalos atraem haras de todo Brasil. É um evento importante também para o trade turístico”, destaca o secretário da Turispetro Marcelo Valente.

Fonte: IMCE

Crédito da foto: Marcello Santos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.