Petropolitanos estão prestes a ganhar um importante aliado no combate às infrações nas relações de consumo: o Procon trabalha na elaboração de um aplicativo para smartphone onde o usuário poderá efetuar suas reclamações inserindo fotos e informações sobre a denúncia, acompanhar as demandas pelo número de protocolo, ver seu histórico de atendimento, além de ter acesso ao código de defesa do consumidor diretamente na plataforma.

O trabalho para o desenvolvimento do aplicativo tem previsão de conclusão de 90 dias, ou seja, no primeiro semestre de 2019 já será possível baixar o aplicativo na Apple Store e Play Store. Com isso, o consumidor petropolitano tem a oportunidade de fazer sua reclamação de qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de protocolar a reclamação em uma das unidades físicas do órgão de defesa do consumidor, no Centro ou Itaipava.

O coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, destaca que o aplicativo vem modernizar as ações já desenvolvidas pelo Procon na relação entre empresas e consumidores. “O aplicativo irá tornar ainda mais próximo o consumidor dos seus direitos previstos na legislação. Assim, qualquer cidadão vai poder acessar de qualquer dispositivo com internet o aplicativo e apresentar sua demanda, que será acompanhada pelo Procon“, destaca.

A implementação do aplicativo é mais uma forma de auxiliar o consumidor petropolitano em suas relações de consumo. Há um ano, a gestão iniciou a implementação de novos canais do órgão na internet. Foram criados a página no Facebook, linhas de Whatsapp e o Portal Procon pelo www.petropolis.rj.gov.br/procon. Os consumidores podem tirar dúvidas e fazer denúncias de qualquer lugar e a qualquer hora.

No Whatsapp, as agências bancárias estão no ranking entre os casos em que os usuários mais solicitam suporte ao órgão de Defesa do Consumidor. Em um ano, foram 697 atendimentos pelo canal. Já pelo Facebook foram 248 consultas realizadas por mensagens, pelas quais a equipe busca solucionar o caso de forma ágil e com qualidade para o consumidor. Pelo site foram 108 contatos por meio do Fale Conosco.

“A criação dos canais alternativos deu certo, 54% das reclamações já são resolvidas a distância, apenas com orientação e instrução ao consumidor.Conseguimos dar mais qualidade para a população no atendimento junto ao órgão e também desafogar o fluxo nas sedes físicas. Agora, o aplicativo vem para dar ainda mais suporte”, pontuou o Coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.