Procon-RJ retomará o atendimento presencial

Atividades serão iniciadas de forma gradual e com agendamento

O Procon-RJ, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico,  retoma o atendimento presencial a partir desta quinta-feira (06/08), no entanto, os consumidores deverão realizar agendamento pelo telefone. As marcações já podem ser feitas a partir desta terça-feira (04/08), das 9h às 17h.

Os consumidores poderão agendar o atendimento tanto para a sede quanto para o Rio Poupa Tempo pelos telefones celulares: (21) 98596-4638; 99374-1505 e 98596-5723. Todos deverão comparecer de máscara, e só será permitida a entrada de acompanhantes de pessoas com necessidades especiais para evitar aglomerações. Além disso, a tolerância de atraso será de 15 minutos, mais do que isso outro consumidor deverá ser atendido.

“O atendimento presencial voltará essa semana, mas nesse momento o consumidor deve preferencialmente fazer a reclamação ou denúncia pelo site www.procononline.rj.gov.br ou aplicativo Procon-RJ que estão funcionando normalmente”, ressaltou o presidente da autarquia, Cássio Coelho.

Consumidores que tinham a audiência ou outros procedimentos presenciais agendados para o período da pandemia terão os atendimentos remarcados pelos servidores, que entrarão em contato com as partes, portanto, não é necessário que essas pessoas procurem o Procon-RJ.

Fornecedores também deverão agendar atendimento no cartório pelo telefone (21) 2216-8650. Serão retomados os seguintes serviços:

– Autenticação de Livro de Reclamações (exceto estabelecimentos com porte ME, MEI e EPP, que não será mais autenticado pelo Procon);
– Requerimento de emissão de Certidão Nada Consta;
– Protocolo (petições relativas ao Livro de Reclamações, excetuando-se Comunicação de Ausência de Reclamações; petições diversas relativas a processos administrativos físicos, excetuando-se requerimento de vista a processos administrativos físicos e desarquivamento de processo administrativo físico ou documento);
– Requerimento de Emissão de Guia de Pagamento Integral e parcelamento de processo administrativo físico.

Atendimentos online durante a pandemia

Apesar do atendimento presencial ter sido suspenso, como medida para evitar aglomeração e disseminação da covid-19, os consumidores puderam realizar denúncias e reclamações através dos canais de atendimento online da autarquia que mantiveram sua atividades normalmente. De março 16/03 até 31/07, o Procon-RJ recebeu 26.020 demandas pelo site e aplicativo que geraram procedimentos administrativos. Desse total, 2.829 foram denúncias.

As principais reclamações foram sobre descontos das mensalidades das instituições de ensino, o não recebimento das compras feitas online, preços abusivos de alimentos, álcool em gel e de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e máscaras. As empresas de turismo também foram alvo de queixas, já que muitos consumidores também relataram dificuldades em cancelar ou remarcar as viagens.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também