Procon-RJ: mutirão de conciliação com instituições e alunos tem início hoje

Em função da pandemia, a demanda na autarquia em relação a este segmento teve um aumento de 79% em 2020, se comparado ao ano anterior.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizará, desta segunda (dia 22) até sexta-feira (26), um mutirão virtual de conciliação entre alunos e instituições de ensino privadas. Em função da pandemia, a demanda na autarquia em relação a este segmento teve um aumento de 79% em 2020, se comparado ao ano anterior. Todas as instituições que tiverem alunos querendo conciliar foram convidadas a participar. Aqueles alunos ou responsáveis que desejarem participar podem se cadastrar pelo link: https://forms.gle/2J9BkoyL8M1v7Uf99.

Quase a metade dos consumidores inscritos no mutirão (48,9%) não se encontra mais matriculada nas escolas ou universidades. Mais de 90% dos inscritos até o momento querem negociar dívida, apesar de ser possível aderir ao mutirão para outros propósitos, como por exemplo resolver pendências de documentos. Cerca de 70% das pessoas tentaram negociar anteriormente com as instituições e não tiveram êxito.

Grandes universidades e escolas já confirmaram a participação.  O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, reforça que houve um aumento no percentual da evasão escolar, inadimplência e desistência em relação a 2019. Por isso, o mutirão é uma oportunidade tanto para alunos e responsáveis quanto para os representantes das instituições de ensino normalizarem essa relação.

O objetivo será solucionar os problemas apresentados pelos consumidores em uma semana especialmente voltada para conciliações que ocorrerão sob a supervisão da equipe de atendimento do Procon-RJ. No entanto, é importante reforçar que, mesmo que a instituição de ensino não tenha confirmado a sua participação no mutirão, o Procon-RJ se tiver reclamação pendente tentará realizar a conciliação.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Faetec: inscrição está aberta para profissional bolsista e outros cursos

Os interessados em realizar um curso profissionalizante podem se candidatar ao edital Qualificação Profissional (voltado para quem possui, no mínimo, Ensino Fundamental incompleto), ou ao edital de Técnico de Nível Médio (destinado para quem está no ato da matrícula cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio).

Comentários estão fechados.