Procon realiza ação itinerante voltada para o Carnaval

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Procon Petrópolis realiza nesta quinta-feira (28.02) mais uma ação itinerante na Praça Alcindo Sodré, no Centro, de 13h30 às 17h, e, desta vez, será voltada também para a operação especial de Carnaval. O objetivo é orientar e conscientizar a população sobre o correto direcionamento do consumidor e do comerciante durante a folia.

Durante a ação, a equipe do Procon distribuirá uma cartilha informativa com várias dicas sobre situações recorrentes nesta época do ano. O material foi distribuído também durante a operação especial em lojas do Centro e distritos, principalmente nas agências de viagens e nos hotéis. A cartilha alerta o consumidor sobre pacotes de turismo, eventos, passagens áreas, estacionamento, praia, entre outros.

“Estamos com a ação itinerante para orientar o consumidor de uma forma mais ampla sobre qualquer dúvida. Porém, o foco é a Operação Carnaval, informando a população sobre temas mais propícios nesta época do ano. Tanto empresas quanto população cientes de seus papeis evitam dores de cabeça”, explicou o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.

Entre os destaques da cartilha estão as dicas para os consumidores que devem ter a atenção redobrada, com roubo, furto ou perda de celular. A recomendação é que seja solicitado o bloqueio da linha do aparelho direto na operadora e efetue um registro de ocorrência na delegacia mais próxima. Já as compras com cartão de crédito, o consumidor deve estar atento com os golpes praticados, como quando dá erro na operação e precisa digitar a senha novamente e o consumidor acaba pagando duas vezes a mesma compra, causando um transtorno durante a época que ninguém quer dor de cabeça.

Já quem optar por pacotes de viagens deve ficar atento às datas e horários de partida e chegada, acomodações, transporte e translado – se contratados. Caso algum dos serviços não seja cumprido, o consumidor tem direito de exigir o cumprimento das obrigações, conforme o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor – que destaca a prestação do serviço contratado ou a devolução do valor pago.

“Estamos com operações nas ruas e com a ação itinerante, pois muitos dos direitos dos consumidores são desconhecidos. Quanto mais operações realizamos, mais conseguimos alertar a população e evitar transtornos futuros para esse consumidor. As operações temáticas, as pesquisas de preços, entre outras, são ações que o Procon Petrópolis realiza com frequência para que os cidadãos não sejam lesados”, finalizou o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.