Procon/Petrópolis-RJ e Vigilância Sanitária orientam retorno das atividades na Feirinha de Itaipava

Neste domingo (28.06) a equipe do Procon e da Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Municipal, dando continuidade à operação “Faça a sua parte”, fiscalizaram o retorno da atividade comercial na Feirinha de Itaipava que, cumprindo etapa do plano de retomada da economia, voltou a funcionar neste fim de semana. Além de checar as medidas adotadas para receber os consumidores, as equipes do poder público orientaram sobre os protocolos que devem ser seguidos, de acordo com os critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria de Saúde.

“De uma maneira geral, percebemos que todos os lojistas estão cumprindo as recomendações. Organizaram um bom controle de aglomeração, cercando a feirinha com fitas e sinalizando as distâncias. Organizaram ainda a entrada nos boxes, para evitar a aglomeração. Também contrataram enfermeiros e bombeiros civis para aferir a temperatura de quem entra na feira, o que é uma medida muito importante”, ressalta a coordenadora do órgão de defesa do consumidor, Raquel Motta, que informa que a única ressalva feita pela fiscalização no local foi em relação à disponibilidade do álcool em gel 70%.

“Fizemos a recomendação sobre a oferta do álcool gel na frente dos boxes, para que os consumidores antes de entrarem e terem contato com as roupas façam a higienização das mãos antes de tocar nas roupas. Também, fizemos apenas uma única recomendação no restaurante para distanciamento em relação aos balcões”, completa a coordenadora do Procon.

A ação deste domingo é mais uma etapa de fiscalização da operação Faça Sua Parte, que foi estabelecida pelo poder público municipal por meio de decreto, como forma de proporcionar um retorno seguro das atividades econômicas, evitando a propagação da Covid-19.

“Fiscalizar essa retomada da atividade econômica é uma das formas de permitir que todos os estabelecimentos que agora voltam a funcionar estão cumprindo os protocolos para que a curva de contágio não cresça. Essa é uma ação coletiva. Todos nós precisamos ter a consciência e a atitude consciente, de cuidado individual e coletivo, para evitar que seja necessário recuar, levando a um novo fechamento do comércio”, esclarece o prefeito Bernardo Rossi.

Bar é intimado a cumprir protocolos de saúde no Itamarati

Depois da ação na Feirinha de Itaipava, a operação seguiu para o segundo distrito, para fiscalizar bares, atendendo denúncias recebidas por aglomeração em estabelecimentos no Itamarati e no Quissamã. A equipe de fiscalização foi até o restaurante Gato na Brasa, que foi intimado pela Vigilância Sanitária a cumprir os protocolos como uso do álcool gel para clientes, distanciamento social, pois havia consumidores mais próximos do que a distância mínima recomendada de um metro e meio. Também foi solicitado o controle na entrada dos clientes, bem como o uso de luvas ao manipular alimentos e retirada de anéis e brincos por parte dos funcionários.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também