Com foco no Dia dos Mães, este ano comemorado no próximo dia 13 de maio, o Procon Petrópolis, promove na próxima semana, entre os dias 7 e 11, uma série de ações com foco nas relações de consumo. O órgão também preparou uma cartilha com orientações e dicas aos consumidores que forem presentar suas mães nesta data. O material estará disponível no site do Procon e no Facebook do órgão e também será distribuído nas ações realizadas pelo Procon ao longo da semana.

A segunda-feira vai ser dedicada a uma ação de orientação nas floriculturas da cidade – um dos presentes mais adquiridos pelos filhos. A terça terá foco nas lojas do Centro Histórico. Já no dia seguinte, o órgão promove mais uma ação itinerante, entre 13 e 17h, na Praça Alcindo Sodré, no Centro, orientando os consumidores sobre as regras sobre compras de produtos.

“Vamos fazer essa ação em um ponto central da cidade, onde muita gente passa, para que as pessoas possam tirar suas dúvidas. As relações de consumo precisam ser divulgadas e as pessoas devem saber seus direitos e deveres na hora de adquirir um produto ou serviço. Estaremos com uma equipe na Praça para isso e também para receber denúncias da população”, explica o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.

Na quinta-feira, as ações voltam a ter foco nos polos de moda verificando se há livro de reclamações, Código de Defesa do Consumidor em local aparente, além de preços condizente nas vitrines e nos produtos. Na sexta-feira, os fiscais do órgão passam pelos restaurantes da cidade, orientando sobre os direitos e deveres dos estabelecimentos.

O órgão continua com equipes nas duas unidades, que ficam Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores, e em Itaipava, na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

Confira algumas dicas na hora de comprar o presente de Dia das Mães:
• Com o aumento da demanda por flores nessa época, a sugestão é que se esteja atento às condições e à procedência das mesmas, se há taxa de entrega, quais os tipos de embalagens e estilos de arranjo disponíveis, pois esses itens fazem diferença no preço final;

• As cestas de café da manhã também são muito pedidas. O recomendado é adquiri-las de empresas ou pessoas conhecidas. Os produtos embalados, mesmo que não estejam na embalagem original, precisam ter etiquetas com todas as informações obrigatórias, tais como composição e prazo de validade;

• O consumidor não pode esquecer de pedir a nota fiscal, ficar atento à veracidade da ofertas e promoções, quais as possibilidades de trocas e os prazos de garantia. Bens não duráveis, como alimentos e cosméticos têm um prazo de 30 dias; já os bens duráveis (calçados, roupas, bolsas) têm um prazo de 90 dias;

• Na dúvida sobre o que comprar, algumas pessoas optam pelo “vale presente”. É importante definir com o lojista, e anotar na nota fiscal, de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale presente e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contra-vale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Defina e registre, por escrito, em que consiste o vale presente (tipo de artigo, tamanho, cor, marca, etc.) e se existe um prazo para usá-lo;

• Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicilio, telemarketing, catálogos, Internet, etc.) exija o comprovante da data de entrega que foi combinado. O prazo de desistência da compra, nesses casos, é de sete dias da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Para maior segurança, o consumidor deve efetuar o cancelamento por escrito.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis