Procon fiscaliza bancos e um é autuado por tempo de espera em fila de atendimento

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Dando continuidade às ações de fiscalização do Procon Petrópolis, uma agência no Bingen foi autuada por deixar o cliente esperando por 28 minutos por atendimento, descumprindo o que prevê a Lei 5.763/2001, que determina que as agências bancárias disponibilizem pessoal suficiente para atender os clientes em até 15 minutos em dias normais e em até 30 minutos em dias anteriores e posteriores a feriados. Ao todo foram 13 agências vistoriadas nos distritos, Bingen e Alto da Serra. Se a fiscalização flagrar a irregularidade por mais de cinco vezes, a instituição financeira pode ter seu alvará de funcionamento suspenso até que comprove ter capacidade de atender o que preconiza a legislação.

No ranking de reclamações do Procon no quadrimestre deste ano, os bancos estão entre os cinco primeiros segmentos que apresentam algum tipo insatisfação do consumidor. No ano passado, o Procon fiscalizou as agências mais de 350 vezes. Entre os motivos estão o tempo de espera em filas e falta de vigilantes, ou até problemas de acessibilidade e falta de guarda-volumes – sendo os dois últimos resolvidos após as notificações do órgão.

            “Estamos mantendo nossas ações de fiscalizações nas instituições financeiras e houve uma queda nesse tipo de irregularidade, o que demonstra uma adequação das agências na cidade. Porém, esse problema precisa ser sanado e o consumidor precisa ter seu direito respeitado”, destacou o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

Casos de irregularidades podem ser denunciados no Procon, que fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores, e a unidade de Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860. Para realizar os atendimentos os usuários podem utilizar, ainda, o serviço de mensagem da página do Facebook do Procon Petrópolis, os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Os telefones da unidade em Itaipava: 2222-1418 / 7448 e 7337, ou WhatsApp Denúncia no número 98857-5837. O atendimento pelo site pode ser acessado pelo link http://www.petropolis.rj.gov.br/procon/index.php/fale-conosco.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.