Procon destaca direitos dos consumidores durante as férias Operação será focada na prevenção e educação Iniciativa visa minimizar dores de cabeça nesta época do ano

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

As férias estudantis estão chegando e com ela a viagem de muitas famílias que aproveitam as folgas das escolas para curtir um passeio para outras cidades, seja no Brasil ou fora dele. E é por isso que o Procon Petrópolis inicia nesta quarta-feira (05.12) mais uma operação temática, desta vez com o foco nas Férias, destacando os direitos dos consumidores nesta época do ano e que, em muitos casos, as famílias desconhecem. O foco é na educação e prevenção.

Durante a ação, a equipe do órgão vai atuar em agências de viagens informando sobre os direitos de consumidores na hora de comprar pacotes e quais obrigações devem ser formalizadas junto aos clientes durante a contratação dos serviços. O órgão também vai fará incursões ao Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bingen, para verificar o cumprimento do ID Jovem, que garante passagens gratuitas e com descontos em viagens interestaduais.

“O benefício é assegurado pelo Programa ID Jovem e as empresas devem garantir o direito a duas vagas nos ônibus e desconto de 50% em outras duas passagens para pessoas de 15 a 29 anos inscritas no programa. O que queremos é destacar esse direito e o cumprimento por parte das empresas. Durante as férias cresce consideravelmente o número de pessoas embarcando para outros estados e vamos manter a fiscalização constante desse direito”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

Ainda como forma de divulgar os direitos dos consumidores, o órgão fará uma ação itinerante na próxima sexta-feira (07.12), de 13h às 17h30, na Praça Alcindo Sodré, no Centro. Equipe será disponibilizada para divulgar uma cartilha para munir a população com informações sobre o tema. Serão dicas sobre assuntos distintos e que poderão embasar às solicitações às empresas, por exemplo.

“Uma das informações que poucas pessoas sabem é que o consumidor pode solicitar uma vez a cada 12 meses, a suspensão temporária de serviços de telefonia, internet e televisão pelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 120. As prestadoras destes serviços têm 24 horas para atender à solicitação. Essa é uma forma de economizar durante viagens longas, por exemplo”, explica Sabrá.

A suspensão temporária se dá de forma totalmente gratuita, sendo vedado a cobrança de qualquer tarifa por parte da prestadora de serviço para suspender temporariamente ou restabelecer os serviços.

O Procon fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores, e a unidade de Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860. Para realizar os atendimentos os usuários podem utilizar, ainda, o serviço de mensagem da página do Facebook do Procon Petrópolis, os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Os telefones da unidade em Itaipava: 2222-1418 / 7448 e 7337, ou WhatsApp Denúncia no número 98857-5837. O atendimento pelo site pode ser acessado pelo link http://www.petropolis.rj.gov.br/procon/index.php/fale-conosco

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.