Após denúncias sobre alimentos vencidos em uma rede de supermercados com lojas em Cascatinha e Itamarati, o Procon Petrópolis constatou a venda de alimentos impróprios para consumo nas duas lojas, em fiscalizações realizadas na terça (15) e quinta-feira (17). Ao todo foram descartados quase 35kg de alimentos – a maioria por não apresentar identificação sobre a validade.

Na primeira ação, na loja de Cascatinha, o órgão constatou uma única irregularidade: 400g de linguiça de porco fora da validade, que foram descartadas. Já na fiscalização seguinte foram encontrados vencidos 5k de kibe, 2,1 kg de sanduíches prontos, 390g de croquete de carne, 1,4kg de amendoim, 372g de mix de nutrientes, 6,7kg de queijo minas, além de 5 litros de leite. Sem identificação de validade o órgão descartou 11,6kg de queijo minas, 3,4kg de farinha de rosca e 2kg de mirtilo,

O coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, explica que alimentos não podem, em hipótese alguma, estar sem a data de validade na embalagem. Ele explica que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) considera impróprios produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

“Na prática, se o produto não tiver com a data de validade não conseguimos atestar se ele está ou não próprio para consumo. Desta forma, o procedimento padrão é o descarte. É uma questão de saúde pública e não podemos, de forma alguma, permitir que se brinque com a saúde e bem-estar da população vendendo um produto sem saber se está apto para consumo”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.