Prestas a completar um ano de parceria, o Procon Petrópolis e a empresa Samsung estão reforçando a colaboração para a resolução de conflitos. Com taxa de solução de 91% até agora, o objetivo é alcançar índices ainda maiores e impedir que o caso vire verdadeira dor de cabeça para os clientes. A partir desta terça-feira (20.02), clientes que buscarem o órgão máximo de defesa do consumidor para relatar um problema contra a empresa, poderão contar com um Procon equipado com 10 linhas exclusivas para atendimento aos colaboradores do órgão, sendo seis por telefone e quatro por correio eletrônico.

Com o aumento das possibilidades de contato, também cresce a chance de solução. Ao longo de 2017, a Samsung teve 54 denúncias no Procon e, destas, 49 foram resolvidas. Na 15ª colocação entra as empresas mais reclamadas, a meta, agora, é ter 100% da demanda que chega ao órgão resolvido. O compromisso foi firmado em reunião da equipe do órgão com o representante nacional da empresa junto aos Procons no país. A Samsung é a líder de reclamação entre as empresas de eletrônicos junto ao Procon Petrópolis.

O prefeito Bernardo Rossi destaca que reforçou junto ao órgão a necessidade de tornar as soluções das demandas junto ao órgão ainda mais efetiva. “As parcerias foram firmadas e o número de resolução com todas elas atingem quase a 90%, mas queremos melhorar ainda mais esse número, garantindo que o petropolitano tenha no Procon seu órgão de confiança para resolver todo e qualquer assunto, no que diz respeito às relações de consumo”, destaca.

Em março de 2017, a Samsung disponibilizou uma linha de atendimento exclusiva para que o Procon Petrópolis pudesse dar resolutividade às queixas dos consumidores de produtos da marca. A parceria abrange a toda a marca e é válida para toda a linha de celulares, tvs, eletrodomésticos e equipamentos de informática. Essa foi a terceira parceria firmada pelo Procon e a primeira, agora, a ser ampliada.

Segundo o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá, em último caso, se as demandas não forem resolvidas, o reclamante recebe um ofício de encaminhamento para ir até “Expresso Samsung”, que funciona no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), na capital do estado. A intenção é que os conflitos sejam resolvidos por meio de conciliação pré-processual extrajudicial, evitando a criação de um processo jurídico.

“Vamos dar continuidade na busca por parceria para melhorar ainda mais a solução de conflitos das relações de consumo que chegam até o órgão. Isso é essencial para que possamos ter a credibilidade junto à população petropolitana. Também vamos avanças com a fiscalização e nas ações de educação para o consumo, acreditando que essas medidas farão com que os direitos dos consumidores sejam garantidos”, destaca Sabrá.

Usuários que queiram fazer uma reclamação ou tirar alguma dúvida podem comparecer a uma das duas unidades: no Centro, fica na Rua Moreira da Fonseca n° 33 e, em Itaipava, no Centro de Cidadania, localizado na Estrada União e Indústria 11.860. O consumidor também pode utilizar o Facebook do Procon Petrópolis no site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Outra opção é pelo WhatsApp Denúncia, no 98857-5837 ou pelos telefones   2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Os telefones da unidade de Itaipava são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.