Foto: Divulgação/Governo Federal

Primeiro satélite totalmente brasileiro será lançado neste domingo na Índia

O satélite é o terceiro a formar o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) e vai auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento na região amazônica.

O primeiro satélite desenvolvido completamente no Brasil, o Amazônia 1, será lançado na madrugada deste domingo (28) na Índia. O equipamento foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos. O satélite é o terceiro a formar o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) e vai auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento na região amazônica.

O Amazônia 1 é o primeiro satélite observação terrestre completamente projetado e operado pelo Brasil. O projeto começou há oito anos e teve investimento de R$ 400 milhões e envolvimento de diversos pesquisadores.

O satélite tem quatro metros de comprimento e no espaço vai ficar a uma altitude 752 quilômetros. Em órbita, o equipamento vai fotografar, em alta resolução, todo o território nacional e orbitará entre os polos norte e sul.

Do espaço, o equipamento vai enviar sinal para três estações de monitoramento no Brasil. Uma em Cuiabá (MT), a outra em Alcântara (MA) e a terceira em Cachoeira Paulista (SP), e todos os movimentos do satélite serão coordenados de uma outra estação, que fica no Inpe, em São José dos Campos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também