Primeiro satélite 100% brasileiro chega ao espaço para vigiar Floresta Amazônica

O Amazônia 1 foi idealizado, construído e projetado exclusivamente por brasileiros.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Satélite denominado Amazônia 1, foi enviado ao espaço no último Domingo às 1h54 na índia, com a função de gerar imagens para monitoramento em tempo real da Floresta Amazônica, com o intuito de combater o desmatamento, o investimento é extremamente valioso, de cerca de centenas milhões de reais.

O Amazônia 1 foi idealizado, construído e projetado exclusivamente por brasileiros, ao todo foram 17 minutos de viagem que o satélite levou da Terra até o espaço. O evento foi transmitido ao vivo pela internet.

Foram 13 anos de trabalho e um investimento de R$ 380 milhões. O satélite ficou pronto em dezembro de 2020 e embarcou pra Índia, de onde foi lançado por uma empresa contratada pelo Instituto Nacionais de Pesquisas Espaciais (Inpe), que construiu o Amazônia 1. O lançamento foi pago a parte: 26 milhões de dólares, o equivalente a R$ 140 milhões.

Com o lançamento do Amazônia 1, os pesquisadores esperam driblar a ocorrência de nuvens sobre a floresta que frequentemente atrapalham a captação das imagens espaciais. Isso porque a frequência com que o satélite consegue passar pelo mesmo ponto do planeta é alta.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.