Primeiro satélite 100% brasileiro chega ao espaço para vigiar Floresta Amazônica

O Amazônia 1 foi idealizado, construído e projetado exclusivamente por brasileiros.

Satélite denominado Amazônia 1, foi enviado ao espaço no último Domingo às 1h54 na índia, com a função de gerar imagens para monitoramento em tempo real da Floresta Amazônica, com o intuito de combater o desmatamento, o investimento é extremamente valioso, de cerca de centenas milhões de reais.

O Amazônia 1 foi idealizado, construído e projetado exclusivamente por brasileiros, ao todo foram 17 minutos de viagem que o satélite levou da Terra até o espaço. O evento foi transmitido ao vivo pela internet.

Foram 13 anos de trabalho e um investimento de R$ 380 milhões. O satélite ficou pronto em dezembro de 2020 e embarcou pra Índia, de onde foi lançado por uma empresa contratada pelo Instituto Nacionais de Pesquisas Espaciais (Inpe), que construiu o Amazônia 1. O lançamento foi pago a parte: 26 milhões de dólares, o equivalente a R$ 140 milhões.

Com o lançamento do Amazônia 1, os pesquisadores esperam driblar a ocorrência de nuvens sobre a floresta que frequentemente atrapalham a captação das imagens espaciais. Isso porque a frequência com que o satélite consegue passar pelo mesmo ponto do planeta é alta.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também