Aberto com um show emocionante do padre Fábio de Melo, o primeiro fim de semana do Natal Imperial movimentou a cidade, principalmente o Centro Histórico, que teve 87,3% de ocupação nos hotéis e pousadas.

Considerado mês de baixa temporada na Serra, a festa tem mudado essa realidade e transformou o fim de ano da Cidade Imperial em uma das melhores épocas para o trade turístico. Em todo município, o Disque Turismo registrou uma taxa de ocupação de 74,7% de ocupação. Foram mais de 200 ônibus e vans de turismo que chegaram à cidade para curtir o evento: além do padre, shows, concerto, jazz, inauguração do presépio da Catedral São Pedro de Alcântara, chegada do Papai Noel, entre outras atrações, ajudaram a atrair os visitantes.

A iluminação, que é acesa diariamente após um pequeno espetáculo teatral na Praça Dom Pedro, somada à cenografia natalina em todo Centro Histórico, tem sido o destaque do evento. “Mesmo com a chuva, que deu pouca trégua, as pessoas se mostraram encantadas pelo nosso Natal. Conseguimos despertar o verdadeiro significado da comemoração. E ainda movimentamos nossa economia, com hotéis e restaurantes cheios. Vimos muitas famílias que vieram de fora”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

A Praça da Liberdade – a Vila Imperial, e o Palácio de Cristal – o Doce Natal, estiveram movimentados durante todo o fim de semana. Não faltaram cenários para fotografias, que já estão rodando o país. Petropolitanos e turistas também aprovaram a programação, que contou com shows do grupo BFF Girls, da cantora Larissa Viana, entre outros. O tradicional presépio da Catedral também entrou para o circuito de atrações do Natal Imperial neste fim de semana e o Túnel de Luz da Rua 16 de Março foi aceso.

“Gosto de vir sempre a Petrópolis, a cidade é muito bonita. Sempre que posso venho passear aqui. E agora, então, com o Natal, toda iluminada, está ainda mais bonita”, explicou o comerciante aposentado, Célio Inácio da Silva, que veio da cidade de Queimados com a família e prometeu voltar outras vezes. “Os turistas tem adorado a programação e com certeza a tendência é de que o movimento só aumento”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Neste primeiro fim de semana, mais de 200 ônibus e vans de turismo passaram pela cidade, principalmente vindos de cidades próximas, como Niterói, Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG) e mais distantes como Taubaté (SP) e até Gravatá (PE). O Palácio de Cristal foi um dos locais mais procurados pelos visitantes, principalmente por quem veio com crianças.
Além da decoração, muitas famílias aproveitaram para almoçar ou fazer um lanche na área gastronômica, que conta com comidas das culturas dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, como alemã, italiana, portuguesa, japonesa, entre outros.

“O primeiro fim de semana já mostrou que teremos um dezembro muito movimentado na cidade. 87% de ocupação é um resultado excelente para esse período do ano. As pessoas normalmente escolhiam as regiões de praia nesta época, mas estão vindo para a Serra por causa do Natal. O evento é fundamental para nossa economia”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Fonte: Turispetro