A Serenata Imperial, tradicionalmente realizada na última quinta-feira do mês, antecipa a apresentação de fevereiro para esta quinta (01.02), a partir de 20h, no Palácio de Cristal. Com um repertório recheado de marchinhas de Carnaval dos anos 1930 aos anos 1950, a primeira serenata do ano será um esquenta para a folia. O “Carnaval em Serenata”, como é chamada esta apresentação especial, ainda vai trazer sambas, marcha-rancho e frevos. A entrada é franca.

São esperadas cerca de 200 pessoas para o evento. Além de moradores da cidade, o cenário encantador e a música boa também atraem os turistas. Grupos de outras cidades já confirmaram presença no pré-carnaval. Ao todo, o grupo conta com 15 integrantes, entre músicos, seresteiros e seresteiras, mas, por ser uma ocasião especial, desta vez o grupo será reforçado e a serenata vai contar com sopros, bateria, baixo e guitarra.

“Será uma apresentação muito animada. Vamos ter músicas tradicionais no Carnaval, como Cabeleira do Zezé, Ó Abre Alas e Máscara Negra. Esperamos que o público interaja com a banda, que será maior para o Carnaval em Serenata”, explica Laio Simas, de 24 anos, que começou a tocar cavaquinho na Serenata Imperial aos seis aos de idade.

O projeto começou em 1997 e em 2014 foi criada a Associação de Seresteiros da Serenata Imperial. O objetivo é fomentar música de qualidade para o público e resgatar grandes nomes da MPB, levando alegria e “cantando o amor das mais lindas canções”, como eles dizem. Todos os eventos têm entrada franca e o público é recepcionado com um livreto contendo as letras de todas as músicas que serão apresentadas pelos seresteiros.

O projeto foi retomado no ano passado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes após oito meses interrompido. A Serenata Imperial acontece toda última quinta-feira do mês no Palácio de Cristal, dando um charme a mais em um dos principais cartões postais.