Primeira etapa das obras do HAC amplia estrutura e melhora acomodações

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

As obras de manutenção e ampliação do Hospital Alcides Carneiro seguem com previsão de conclusão para o primeiro semestre deste ano. A unidade médica e hospitalar realiza intervenções em partes da estrutura que visam melhorar as acomodações dos pacientes e aumentar a capacidade de atendimento. Desde janeiro, várias áreas estão recebendo melhorias que vão da pintura à estrutura. A parceria com a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) destina recursos de R$ 13 milhões, que viabilizam parte da primeira etapa voltada para a ampliação da maternidade, construção do centro obstétrico e de novos leitos de UTI.

            “O município vem avançando cada vez mais em estrutura e serviços na área de saúde e conta com essa unidade hospitalar que é referência na cidade e nas regiões do entorno. O hospital vem passando por várias melhorias nas instalações para melhor atender os usuários da rede. Vamos continuar investindo e formando parceria em benefício da população”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, que, em Brasília ao longo desta semana, buscou liberação de verbas para o custeio de materiais, equipamentos para a saúde.

            No HAC, as obras de maior impacto estruturais estão sendo a de ampliação da maternidade, feita em parceria com a FASE e a intervenção na unidade de urgência e emergência. Para a maternidade estão previstos mais 20 leitos e quatro salas de parto, do tipo PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Nesta etapa estão incluídos o centro obstétrico e a ampliação de mais três leitos de UTI. Com esse acréscimo, o hospital passa a contar com 20 leitos de UTI cirúrgicos.

“Com essa estrutura vamos garantir melhores acomodações e a ampliação dos atendimentos. Estamos a cada dia ajustando as instalações da unidade médica no sentido de oferecer melhores serviços e mais segurança”, ressalta a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

As melhorias na unidade de urgência são para adequação da sala amarela, para atendimento de pacientes urgentes; melhoria na recepção; na área de expurgo de material; no departamento de material lavável; e nos consultórios de atendimento adulto e pediátrico; e climatização. “Essas intervenções fazem parte da primeira fase do custeio das obras. A segunda etapa será avaliada em conjunto com a prefeitura, Secretaria de Saúde e com o Conselho Municipal de Saúde”, destaca o diretor presidente do Sehac,Filipe Furtuna.       

Outros setores passam por adequações

Além das obras estruturais, que não impactam no atendimento da rede, demais melhorias da unidade estão sendo custeadas pelo próprio hospital e visam além de melhorar o ambiente, oferecer mais segurança aos funcionários e pacientes. Um sistema de controle de acesso foi implantado nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatal, adulto e na farmácia. A partir de agora apenas os profissionais e pessoas autorizadas, como familiares de pacientes, com código de acesso, pode circular pelos setores.

“Com isso oferecemos mais segurança principalmente para os pacientes. As UTIs são áreas restritas e com o sistema de identificação nos certificamos que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a essas áreas. Da mesma forma a farmácia, onde precisamos resguardar o estoque de medicamentos”, conta o diretor geral do HAC, Cláudio Morgado, ressaltando a área criada para a recepção das famílias das crianças internadas na UTI.

O setor agora conta com sala restrita aos familiares, onde se preparam para acessar a unidade de tratamento intensivo. No ambiente, os visitantes armazenam seus pertences e se preparam para circular pela área que exige medidas rigorosas para evitar contaminações.

Outras melhorias estão sendo feitas para a acomodação nos leitos de pediatria, de ginecologia, no setor de Banco de Sangue e no Centro Cirúrgico. As intervenções vão desde a pintura a adequação das áreas. “Estamos constantemente ajustando as instalações da unidade na busca de melhores soluções para a rotina de trabalho e para o acesso dos pacientes”, destaca Morgado.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

2 Comentários
  1. Estão de parabéns.
    Cirurgia geral que conta com equipe de excelencia.
    Parabéns para o gestor Dr.Claudio Hernandez Morgado com todo desenvolvimento de administrator consegue humanizar equipe médica,enfermagem e funcionarios que direto ou Indiretamente atende os pacientes dessa referencia que é atualmente HAC.

  2. Carol Diz

    Ficou lindo
    Estão de parabéns ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.