Previsão do tempo para a virada para 2021 nas capitais e praias

Confira agora os detalhes da previsão do tempo para virada para 2021 em todas as capitais brasileiras e também no litoral do país.

O ar quente úmido predomina sobre o Brasil no último dia de 2020. O excesso de calor e de umidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em quase todas as capitais brasileiras na virada para 2021. Além disso, uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e chega a São Paulo . Algumas nuvens de chuva também se formam pelo litoral nordestino e provocam chuva, mas de forma passageira.

Confira agora os detalhes da previsão do tempo para virada para 2021 em todas as capitais brasileiras e também no litoral do país.

Região Sul

O ano de 2020 termina com a passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil que vai deixar o tempo bastante instável, com muita nebulosidade e risco de fortes pancadas de chuva em praticamente toda a Região.

Para as capitais Curitiba e Florianópolis , a previsão é sol pela manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva forte. O risco de chover na hora da virada também é alto. O dia 31 de dezembro de 2020 será bem abafado em Curitiba e Florianópolis.

Já para Porto Alegre , a previsão é de chuva na madrugada e pela manhã, mas depois as áreas de instabilidade se afastam. Durante a tarde e na noite do dia 31 de dezembro de 2020, Porto Alegre deve estar com bastante nebulosidade e temperatura agradável, mas não deve chover.

O primeiro dia de 2021, será com muita nebulosidade e condições para chuva a qualquer hora em Curitiba e na região de Florianópolis. A temperatura fica amena o dia todo.

Porto Alegre tem sol com algumas nuvens e não há expectativa de chuva. A temperatura fica agradável.

Previsão para o litoral da Região Sul

No dia 31 de dezembro de 2020, as praias do Paraná e de Santa Catarina terão sol pela manhã, mas as pancadas de chuva à tarde e à noite podem ser fortes com a passagem de uma frente fria. O risco de chover na virada é grande.

No litoral sul de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul, a expectativa é de chuva na madrugada e pela manhã. Mas durante a tarde e à noite, essas regiões devem ficar apenas com muita nebulosidade, mas sem chuva. A temperatura fica agradável.

O litoral sul do Rio Grande do Sul, região de Pelotas, de Rio Grande e de Chuí tem sol no dia 31 e o tempo fica seco, sem chuva.

Para o primeiro dia de janeiro de 2021, a previsão é de sol e algumas nuvens no litoral do Rio Grande do Sul e não há previsão de chuva.

O litoral sul de Santa Catarina e o litoral norte gaúcho passam o dia 1º de janeiro de 2021 com períodos de sol e muitas nuvens. Para as outras áreas do Rio Grande do Sul, a previsão é de que 2021 comece com sol, pouca nebulosidade e temperatura agradável.

Região Sudeste

Uma frente fria vai causar mudanças no tempo na Região Sudeste do Brasil na virada de 2020 para 2021. O dia 31 de dezembro de 2020 é com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite em praticamente todas as áreas.

Em Vitória , a virada para 2021 será com tempo firme e não há previsão de chuva. A noite será quente e com tempo firme.

Para o Rio de Janeiro , a previsão para o último dia de 2020 é de sol e bastante calor, com algumas pancadas de chuva à tarde e no começo da noite. Mas na virada para 2021, a chance de chover é baixa. A noite será quente.

Na região da cidade de São Paulo, o dia 31 de dezembro de 2020 será quente, com períodos de sol pela manhã. Mas à tarde e à noite, as pancadas de chuva vão dominar o tempo e há risco de temporais. A chuva pode causar problemas na capital paulista. A chance de chover na hora da virada para 2021 é grande.

Em Belo Horizonte , o ano de 2020 termina com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite. Essas pancadas podem acontecer também no momento da passagem para 2021, mas não deve chover de forma generalizada. A noite do dia 31 será abafada na região de Belo Horizonte.

Para o dia primeiro de janeiro de 2021, a previsão é de sol e calor pela manhã na região de Vitória e também de Belo Horizonte, mas com pancadas de chuva à tarde e à noite, por causa do aquecimento ao longo do dia e também da chegada de uma frente fria ao Rio de Janeiro.

Essa frente fria muda o tempo no Rio no primeiro dia de 2021. A chuva já começa pela manhã e o tempo fecha de vez durante a tarde e a noite, com risco de chuva forte. O ar ainda fica abafado na maior parte do dia, mas deve refrescar à noite.

Já para a cidade de São Paulo, a previsão é de que o primeiro dia de 2021 seja com muita nebulosidade, temperatura amena e chuva ao longo do dia. Há risco de chuva moderada a forte em vários momentos.

Previsão para as praias da Região Sudeste

No último dia de 2020, as praias do Espírito Santo terão muito sol o dia todo. No final da tarde ou à noite, há uma possibilidade de rápidas pancadas de chuva no extremo sul capixaba. Não tem previsão de chuva para Vitória.

Nas praias do Rio de Janeiro, o ano de 2020 também termina com sol e calor. Mas a aproximação de uma frente fria pode provocar algumas pancadas de chuva à tarde e no começo da noite. A chance de chover na hora da virada é baixa na maioria das áreas do litoral fluminense. A maior possibilidade de alguma pancada de chuva é para a região de Angra dos Reis e de Paraty.

2020 termina com calor e mudança no tempo nas praias de São Paulo. Faz sol pela manhã, mas com a chegada de uma frente fria, as nuvens vão aumentar durante a tarde e aí começam as pancadas de chuva com raios. As áreas de chuva se espalham durante a tarde pelo litoral paulista e ganham força à noite. A chance de chover na virada é alta.

No primeiro dia de 2021, o tempo fica muito instável no litoral de São Paulo, com predomínio de céu nublado e risco de chuva forte e volumosa.

No litoral do Rio de Janeiro, uma frente fria deixa o tempo instável e provoca chuva ao longo do dia. A chuva ganha força no decorrer da tarde e prossegue durante a noite.

Para o litoral do Espírito Santo, a previsão ainda é de sol pela manhã no primeiro dia de 2021. A nebulosidade aumenta ao longo do dia e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

Região Centro-Oeste

Último dia de 2020 é com sol e calor nas capitais Goiânia , Brasília e Cuiabá , mas tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. O risco de chover na virada para 2021 é maior em Goiânia e em Cuiabá.

Para a Região de Campo Grande , a previsão é de tempo bastante instável no último dia de 2020. Áreas de instabilidade vão provocar pancadas de chuva ao longo do dia e há risco de chuva forte. A chance de chover na hora da virada também é grande.

No primeiro dia de 2021, uma frente fria vai deixar o tempo ainda mais instável em Mato Grosso do Sul. A previsão é de chuva forte para a região de Campo Grande.

Para as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília, a previsão é de várias horas com sol forte, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas dessas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.

Em todas as capitais da Região Centro-Oeste, o último dia de 2020 e o primeiro dia de 2021 serão bastante abafados.

Região Nordeste

O último dia de 2020 é com sol e chuva passageira em todas as capitais do leste do Nordeste. Na região de Salvador , Aracaju , Maceió , Recife , João Pessoa e Natal , o sol aparece na maior parte do dia e a chuva é passageira.

Na região de Fortaleza , as pancadas de chuva podem acontecer várias vezes durante o dia e o sol aparece entre muitas nuvens.

Para Teresina a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol no último dia de 2020. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes.

Já para São Luís do Maranhão, a previsão é de muita nebulosidade e várias pancadas de chuva ao longo do último dia de 2020. Há risco de chuva forte.

Para o primeiro dia de 2021, a previsão é de sol forte em Salvador e também na região de Aracaju.

Maceió, Recife, João Pessoa e Natal começam 2021 com bastante sol e chuva passageira.

Para a região de Fortaleza, a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol. A chuva pode ser moderada.

Para Teresina e São Luís, a previsão é de um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, que podem acontecer a qualquer hora. Há risco de chuva moderada a forte.

Previsão para as praias do Nordeste

No dia 31 de dezembro de 2020, as praias do leste do Nordeste, do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, vão ter sol o dia todo, com possibilidade de alguma chuva passageira.

O litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão terão muitas nuvens e várias pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de raios. Pode chover forte no litoral do Maranhão.

Para o primeiro dia de 2021, a previsão é de sol forte em todo o litoral leste do Nordeste.

Alguma chuva passageira pode ocorrer entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. Não há previsão de chuva para o litoral de Sergipe e nem da Bahia.

Para o litoral do Ceará, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora, com moderada intensidade. No litoral do Piauí e também do Maranhão, o ano de 2021 começa com pancadas de chuva e períodos com sol, mas há risco de raios e de chuva moderada a forte.

Região Norte

Entre as capitais da Região Norte, apenas Palmas , capital do Tocantins, termina o ano de 2020 com tempo seco, sem previsão de chuva. Um sol fica forte o dia todo, faz muito calor e o tempo fica firme também na hora da virada para 2021.

Já nas capitais Belém , Macapá , Porto Velho e Rio Branco , o último dia de 2020 será com tempo muito instável. Várias pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia e o céu fica sempre carregado de nuvens. Há risco de chuva forte e a chance de chover na hora da virada é grande.

Para as capitais Manaus e Boa Vista , a previsão é de pancadas de chuva principalmente à tarde à noite, mas também há risco de raios e de chuva moderada a forte. Pode chover na hora da virada para 2021.

Para o dia primeiro de 2021, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite na região de Porto Velho, de Rio Branco e também de Palmas. A região de Manaus, de Boa Vista e de Macapá também terão períodos com sol no primeiro dia de 2021 e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Já para região de Belém, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia..

Independente da hora que essas pancadas de chuva ocorrerem, todas as capitais da Região Norte estão sujeitas a chuva moderada a forte no primeiro dia de 2021.

Previsão para as praias do Amapá e do Pará

O tempo fica bastante instável no último dia de 2020 e também no primeiro dia de 2021 no litoral do Pará e do Amapá. A previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora . Já risco de raios e de chuva moderada a forte nos dois dias.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também