As equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias estarão de prontidão no feriado do Dia de Finados por conta da previsão de chuva entre quarta-feira (01.10) e domingo (05.10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podem ocorrer chuvas fracas ou moderadas neste período. Caso seja necessário, todos os 60 agentes serão acionados para atender a população. O órgão pede a população que tenha atenção caso a chuva seja contínua, em função dos acumulados que deixam o solo encharcado. Em caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199. “Nossas equipes estão de prontidão para realizar os atendimentos durante todo o feriado.
A população deve ligar para o 199 e informe caso tenha alguma ocorrência.”, afirma o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, explicando ainda que o órgão mantém contato direto com os Núcleos de Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). “Caso seja necessário, vamos acionar as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e também abrir os pontos de apoio. É fundamental que a população acredite neste sistema.
Também seguimos em contato direto com os Núcleos Comunitários”, completa o secretário. Apesar da chuva recorrente no município, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência durante a terça-feira (31.10) e madrugada de quarta (01.11). Nas últimas 24 horas, o maior índice pluviométrico foi registrado na Rua João Xavier, onde choveu 52 milímetros. No mesmo período, na 24 de Maio, os registros ficaram em 45 milímetros. Neste momento, a Defesa Civil atua em estado de vigilância, já que não houve registro de chuva no município na última hora.