© Antonio Augusto/Ascom/TSE AO VIVO Eleições 2020

Presidente do TSE comenta segundo turno das eleições 2020

Neste domingo, 57 municípios elegeram prefeitos
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, participou de entrevista coletiva sobre o segundo turno das eleições municipais 2020.

Eleições 2020: 667.714 eleitores justificaram ausência pelo e-Título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 667.714 eleitores justificaram ausência na votação do segundo turno por meio do aplicativo e-Título. De acordo com o tribunal, o aplicativo “funcionou adequadamente e sem instabilidade”.  

O TSE também informou que o eleitor que não compareceu às seções eleitorais tem até 60 dias para realizar o procedimento de justificativa pelo aplicativo, site da Justiça Eleitoral ou presencialmente no cartório eleitoral de sua região. A partir de amanhã (30), o serviço estará disponível. O procedimento é necessário porque o voto é obrigatório para a maioria da população. 

No primeiro turno, devido ao grande número de acessos simultâneos, eleitores tiveram dificuldade para realizar o processo de justificativa pelo e-Título. Dessa forma, só quem baixou o aplicativo da Justiça Eleitoral até ontem (28) conseguiu fazer a justificativa neste domingo. 

TSE registra 583 urnas trocadas e uma seção com votação manual

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o número de urnas eletrônicas substituídas durante o horário da votação. Até as 15h35, 583 urnas apresentaram defeito e foram trocadas. O número corresponde a 0,40% do contingente de 97 mil equipamentos utilizados no pleito. 

O TSE também informou que, em uma seção eleitoral em São Paulo, a votação está ocorrendo de forma manual devido a um defeito apresentado por uma urna. 

Neste segundo turno das eleições municipais, cerca de 38 milhões de pessoas estão aptas a participar do pleito.

Em 57 municípios do país, sendo 18 capitais e 39 municípios com mais de 200 mil eleitores, nenhum dos candidatos a prefeito atingiu a maioria absoluta dos votos para ser eleito no primeiro turno, realizado em 15 de novembro.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.