Premiado no Festival de Berlim, ‘A amante’ estreia no Brasil Primeiro longa-metragem do diretor Mohamed Ben Attia estreia 31 de maio nos cinemas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim na categoria “Melhor Filme de Estreia” e do Urso de Prata de Melhor Ator (Majd Mastoura), o longa-metragem “A AMANTE”, de Mohamed Ben Attia, estreia nos cinemas dia 31 de maio, com distribuição da Pandora Filmes. O filme tunisiano conta a história de Hedi (Majd Mastoura), um jovem que aceita que todos o digam o que deve fazer. Apático e indiferente, ele é alvo de um casamento arranjado pela mãe e, durante os preparativos, é mandado numa viagem de negócios à Mahdia pelo chefe. Lá conhece a destemida Rym (Rym Ben Messaoud), uma jovem que trabalha no hotel da região. Apaixonado, e às vésperas do casamento, Hedi é forçado a tomar uma decisão.

  • Hedi é a calma antes da tempestade. E, assim como muito jovens tunisianos, ele vive o estigma da tradição através do casamento iminente com a jovem Khedija, outra jovem que também é esmagada pelo peso do costume e da religião. Minha ideia inicial era contar a história de um jovem dividido entre dois mundos, duas vozes diferentes, cada uma determinando a sua vida – conta o diretor.

A AMANTE” é um filme que tem a ver não só com sentimentos, mas com história. A Tunísia, recém- democrática, está se descobrindo e se reinventando assim como ocorre com Hedi. Além disso, Ben Attia teve o objetivo de mostrar a liberdade de fazer escolhas e de que forma elas impactam no futuro.

“O paralelo entre a jornada de Hedi e o que está acontecendo no meu país é óbvio e tornou-se crucial para mim que o centro da história que estava criando fosse ele”, diz o diretor.

Sinopse
Na Tunísia recém-democrática, Hedi é um rapaz de 25 anos cuja vida está sendo traçada pela mãe super protetora. Apático e acomodado, ele trabalha em uma concessionária de carros e está prestes a se casar com uma moça escolhida pela família. Mas, ao ser escalado para uma viagem de trabalho, ele se apaixona pela funcionária de um resort, uma jovem de espírito livre, e isso irá estremecer o planejado futuro que o espera.

Ficha Técnica:
A AMANTE (Hedi)
Direção e Roteiro: Mohamed Ben Attia
Elenco: Majd Mastoura, Ryam Ben Messaoud, Sabah Bouzouita
País: Tunísia, Bélgica e França
Gênero: drama
Duração: 88 min
Ano: 2016
Classificação: a definir

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Documentário aborda a pandemia na perspectiva dos trabalhadores da saúde

O filme é fruto da pesquisa Monitoramento da saúde, acesso à EPIs de técnicos de enfermagem, agentes de combate às endemias, enfermeiros, médicos e psicólogos, no município do Rio de Janeiro em tempos de Covid-19, financiada pelo edital Inova Fiocruz, e coordenada por Mariana Nogueira, Leticia Batista e Regimarina Reis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.