Prefeitura remove quase 80 mil toneladas de entulho em 2018

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A prefeitura removeu 78,7 mil toneladas de entulho em toda cidade em 2018. A quantidade de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos velhos recolhidos nos últimos três meses do ano foi quase o dobro em comparação com a média dos outros meses por causa do descarte irregular, que aumenta nesta época do ano. O trabalho intenso para promover a limpeza do município é dividido em duas frentes de trabalho e é executado pela Comdep e pela Secretaria de Serviços.

Entre janeiro e setembro, foram coletadas 5,6 mil toneladas de entulho por mês. Já em outubro, novembro e dezembro, esse número passou cerca de 10 mil toneladas.

“A prefeitura tem um trabalho muito grande de remoção de entulho e limpeza em toda cidade, que foi ainda mais intensificado no fim do ano, quando muita gente troca móveis e eletrodomésticos ou faz pequenas obras em casa. É importante que a população tenha essa consciência de o descarte de entulho em ruas e calçadas é proibido, mas que há alternativas para dar o destino correto desses materiais”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

O Código de Posturas proíbe o despejo de entulho em ruas e calçadas e determina que o caminho correto é levar os resíduos volumosos para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado em R$ 800. A população pode apresentar denúncia da irregularidade tanto pelo telefone da Comdep (2292-9500) quanto junto à Fiscalização de Posturas (2246-9042).

“Quem tem dificuldade de fazer o descarte correto tem a alternativa oferecida pela Comdep que é o Disque Entulho, que faz o recolhimento gratuito em casa e leva para o aterro de Pedro do Rio, como determina o Código de Posturas. Dessa forma, a pessoa consegue fazer a retirada do entulho de casa e contribui com a limpeza da cidade”, explica o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Para isso, basta ligar para o telefone 2243-7822 e agendar o recolhimento de até 20 sacos até 25 kg. O serviço já ultrapassou a marca de 5 mil coletas realizadas e possui rotas fixas todos os dias, mas também atende outros locais de acordo com a disponibilidade das equipes.

A Comdep faz o serviço com funcionários e maquinário próprios. Já a SSOP coordena o trabalho feito pela Força Ambiental. Juntas, são sete turmas de serviço, cada uma com uma máquina (retroescavadeira ou pá carregadeira) e um ou dois caminhões e cerca de 30 funcionários no total.

Nesta quarta, por exemplo, o trabalho ocorreu em locais como Morin, Rua Itália (Vila Militar), Vila São José (Bingen), Alto da Derrubada (Fazenda Inglesa), Ladeira Rocha Miranda (Quarteirão Ingelheim) e Bairro da Glória.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.