Prefeitura lança Plano Inverno 2020

O Plano Inverno é atualizado anualmente e consiste em ações de prevenção
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias lançou nesta sexta-feira (19.06) o Plano Inverno 2020. Nele estão os planos de contingência e as matrizes de atividades e responsabilidades em cima de duas ameaças: incêndios florestais e estiagem. Participam deste trabalho mais de 50 instituições, como o Corpo de Bombeiros, Radioamadores e órgãos ambientais, com o objetivo de reduzir o número de queimadas durante a estação mais seca do ano – que começa no sábado (20).

Lançado de forma pioneira na cidade em 2017, o Plano Inverno é atualizado anualmente e consiste em ações de prevenção – como a entrega de cartilhas nas comunidades – e operacionais, preparando as instituições que apoiam o Corpo de Bombeiros no atendimento dos incêndios florestais. Neste ano, por conta do coronavírus, o trabalho humanitário – como a campanha do agasalho e a festa julina solidária – está suspenso.

“Suspendemos algumas ações por conta do coronavírus, mas vamos manter a doação de sangue, por exemplo. O Plano Inverno foi criado em 2017 e a prefeitura ganhou reconhecimento internacional da ONU pelo trabalho realizado. Neste ano, fizemos a atualização dos planos de forma online e vamos continuar com esse trabalho preventivo”, explica Anderson Pinheiro, secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias.

Participaram do lançamento do Plano Inverno 2020 representantes da Guarda Civil Municipal, Radioamadores, Secretaria de Meio Ambiente, Cruz Vermelha, Águas do Imperador e Bombeiros Civis. O evento aconteceu na Sala de Cooperação da Defesa Civil.

“Os planos são importantes já que determinam as funções de cada órgão no momento do desastre, além de indicar quais são os de apoio”, disse Wellington Quatorze, da Águas do Imperador. “Os radioamadores estão preparados para dar suporte ao governo municipal em qualquer situação. Às vezes recebemos denúncias e encaminhamos para os órgãos responsáveis, de acordo com as matrizes”, completa Fábio Hoelz, coordenador da Rede Operações de Emergência de Radioamadores (ROER).

O Plano Inverno 2020 está disponível para acesso no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.