A Prefeitura já está trabalhando para apresentar ao Ministério da Integração Nacional projetos de intervenções para recuperação de Caxambu e Bela Vista, áreas mais atingidas pela forte chuva de sábado (03.03). Ainda no domingo (04.03), engenheiros da Secretaria de Obras estiveram nos locais para a primeira avaliação e iniciar os estudos sobre quais intervenções serão necessárias para estas áreas. O prefeito Bernardo Rossi já garantiu o apoio do governo federal em contato com o ministro Helder Barbalho para a resposta rápida a estes locais e um técnico do ministério, baseado no Rio, já fez visita em campo.

Nesta segunda-feira (05.03), uma equipe de técnicos especialistas da Secretaria Estadual de Defesa Civil e o analista de infraestrutura do Ministério da Integração Nacional no Rio de Janeiro, Leonardo Ferreira, avaliaram os danos causados pela chuva ao lado de técnicos da Secretaria de Obras de Petrópolis, do secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, e do coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo. Eles estiveram nos dois locais para contabilizar os prejuízos econômicos e materiais causados pela pancada de chuva de sábado.

“Todo levantamento necessário já teve início e o estudo será apresentado para o governo federal, que já tem sido um enorme parceiro do município e não será diferente agora. O prefeito Bernardo Rossi já recebeu garantia de que o Ministério da Integração Nacional fará o que for necessário para a rápida recuperação dos dois bairros”, afirma o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo.

“Trouxemos o corpo técnico para avaliar a situação do local. Primeiro, a equipe demarcou os pontos em que são necessárias intervenções e, a partir de agora, será elaborado um projeto para reflorestar as áreas de preservação permanente nos leitos dos rios”, garante secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

Nesta terça-feira (06.03), a Secretaria de Obras planeja iniciar a recuperação do calçamento no Caxambu. Vários trechos precisam reposicionar os paralelos para tapar os buracos que foram abertos por causa da força da água. Em alguns deles, os veículos menores têm bastante dificuldade de passar. Há um trecho em que apenas uma pequena faixa ficou preservada e apenas veículos maiores conseguem trafegar. A manutenção viária vai melhorar o acesso para o escoamento da produção agrícola da região, atividade econômica exercida por 100 famílias no bairro.

“Nesse momento, o importante é fazer melhorias no acesso. A associação de moradores fez contato com a prefeitura mostrando que a necessidade, de imediato, é refazer os acessos e já estaremos com equipes iniciando este trabalho amanhã, caso não esteja chovendo”, afirma o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

Desde sábado, funcionários da Secretaria de Obras já atuam para desobstrução de ruas no Morin e na região de Cascatinha. No Bela Vista, a pasta está fazendo a remoção de uma pedra na Rua Timóteo Caldara.

O prefeito Bernardo Rossi está decretando situação de emergência apenas para os dois bairros (Caxambu e Bela Vista) para o recebimento dos recursos e para que seja ágil contratações de obras e serviços necessários para recompor as áreas, com embasamento técnico emitido pela Defesa Civil. O trâmite segue a instrução normativa do Ministério da Integração Nacional a qual a Defesa Civil nacional é subordinada.