Petropolitanos podem se inscrever nos cursos gratuitos que estão sendo oferecidos nos 14 CIDs – Centros de Inclusão Digital – que estão em funcionamento na cidade. Em 2016, depois de seis anos em funcionamento, 48 dos 54 CIDs foram desativados, mas, desde o ano passado, a prefeitura vem recuperando as máquinas e reabrindo os espaços para a comunidade. Agora, 14 estão em pleno funcionamento: são 150 máquinas que atendem aproximadamente 300 alunos. Um dos CIDs, que está em funcionamento no Terra Santa, já conta com 126 pessoas inscritas nas aulas de informática e ainda há vagas para serem preenchidas.

“Hoje em dia tudo está relacionado às novas tecnologias, por isso é tão importante que os jovens conheçam todos os recursos. Esse conhecimento auxilia não só na vida acadêmica, mas também reforça as suas competências na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. A intenção da prefeitura é a de reativar todos os CIDs. Até o início do ano queremos que mais cinco deles abram inscrições”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

A reativação dos CIDs está sendo conduzida pelo Departamento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e conta com a parceria com as comunidades, com o auxílio de estagiários e instrutores. Um plano de aulas foi formatado para capacitar os estagiários e facilitar os conteúdos das aulas.

Nessa quarta-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini e a secretária de Educação, Marcia Palma, visitaram o CID que funciona no Terra Santa. No local estão sendo atendidos atualmente 84 crianças alunos do CEI e escola Terra Santa, 28 adolescentes que participam dos cursos que são oferecidos no contraturno escolar no Terra Santa e 14 idosos.

“Muitos computadores foram recuperados no Centro de Referência e Excelência Tecnológica e hoje estão sendo usados nas comunidades pelos moradores. É importante que os petropolitanos façam as inscrições para os cursos nos CIDs. As aulas são totalmente gratuitas. Foi muito interessante conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido no Terra Santa e vale salientar que ainda há vagas disponíveis para as aulas, os interessados devem procurar a secretaria da instituição”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

As aulas no CID Terra Santa são supervisionadas pela professora Ana Lúcia Kapps. “É muito gratificante participar desse projeto. As crianças adoram, sobretudo os jogos. Eles aprendem muito rápido e são muito interessados. Também atendemos pessoas que estão na terceira idade e que buscam conhecimentos específicos, como aprender a pesquisar na internet’, conta a professora.

Na ocasião, a secretária de Educação exaltou a importância do acesso das crianças às aulas. “Nem sempre as crianças têm acesso ao computador em casa e por isso as aulas são tão importantes. Agradecemos o empenho dos profissionais que atendem as crianças e os jovens porque o acesso a novas informações pode ter reflexo positivo no rendimento escolar”, afirmou Marcia Palma.

Raissa Edilaine Fidelis está no 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Princesa Isabel e começou a participar das aulas de informática há dois meses. Ela afirma que está cada vez mais animada com as aulas. “Estou aprendendo bastante coisa nova e isso é o mais interessante. Nunca tive a oportunidade de terminar um curso de informática e essa oportunidade chegou na hora certa porque já tenho que me preparar para o mercado de trabalho”, contou.

Quem tiver interesse em participar dos cursos que são ofertados gratuitamente pode fazer a inscrição diretamente nos CIDs. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio do telefone 2233-8135 – ramal: 2085. Confira os endereços dos CIDs em funcionamento:

Rua Nossa Senhora da Aparecida, Centro.

Rua Manoel Torres, nº 395, Manoel Torres – CEI A Sementeira

Rua Visconde de Souza Franco, 474 – Casa da Cidadania

Rua Quissamã, n° 1737 – 3ª Igreja Batista

Avenida Leopoldina, nº 590 – Nogueira

Estrada da União e Indústria, nº 18060 – Itaipava

Rua Capitão José Leal, s/n (Antiga Estação), Pedro do Rio – Centro Cultural

Rua Monsenhor Bacelar, nº 590, Centro. – Terra Santa

Rua Souza Filho n° 590, Centro

Estrada União e Indústria s/ nº. Posse, CEU Posse

Rua Nossa Senhora da Aparecida (Comunidade Oswaldo Cruz)

Rua Paulino Afonso, nº44 (Vila São Jose);

Rua Bingen, n° 520 (CERT);

Liceu Municipal Carlos Chagas (Antigo Matadouro)