Prefeitura intensifica mutirões no HAC 45 pacientes fizeram endoscopia neste sábado

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A prefeitura realizou neste sábado (28.04) mais um mutirão no Hospital Alcides Carneiro (HAC), este de exames de endoscopia com 45 pessoas atendidas. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o início dos procedimentos ao lado de Silmar Fortes, secretário de Saúde, conversando com pacientes e as equipes. A prefeitura também intensificou o número de procedimentos realizados mensalmente, aumentando em 40% o número de exames – que passou de uma média de 160 mensais em 2016 para 250 exames por mês em 2018 – incluindo pacientes internados, de emergência e agendados previamente. A endoscopia digestiva é utilizada para diagnosticar e, por vezes, tratar algumas doenças que afetam o esôfago, o estômago ou o duodeno.

 

A iniciativa da prefeitura visa ampliar o acesso da população à Saúde intensificando a realização de exames, consultas e cirurgias através do sistema de mutirões sem que interfira na rotina de atendimento do maior hospital público do município.

 

 “Essa é uma preocupação muito grande do nosso governo. Facilitar o acesso da população à exames, procedimentos e tratamentos é um compromisso nosso. Continuaremos realizando os exames mensalmente e pretendemos fazer outros mutirões em maio”, anuncia o prefeito Bernardo Rossi.

 

A endoscopia é indicada na investigação de alguns sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, dificuldade em deglutir, azias e queimação no estômago.

 

O alívio de poder se livrar das fortes dores de estômago e da queimação ao consumir alguns alimentos foi compartilhado pelos pacientes que aguardavam na recepção do Hospital Alcides Carneiro. A dona de casa Tania Maria Ferreira da Silva de 55 anos era uma das que aguardava a realização do exame, no caso dela, a endoscopia é indicada para problemas de digestão.

 

“A pior coisa do mundo é não poder saborear uma comida. Eu comia um pouquinho e já começava a passar mal com azia, dores e um mal estar muito grande. O mutirão foi muito importante pois agora o médico vai conseguir definir meu diagnóstico e eu vou poder ter uma vida normal”, afirma.

 

O Secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que a Secretaria de Saúde vem trabalhando em parceria com o HAC para intensificar a realização dos mutirões de exames e procedimentos de maior procura.

 

 “Continuaremos realizando o exame com o mesmo ritmo de trabalho diariamente, pois a o número de pedidos de endoscopias direcionadas ao hospital é grande e pretendemos fazer mais mutirões. Com a realização do procedimento, os pacientes terão o diagnóstico definido e poderão iniciar o tratamento mais rapidamente”, avalia Silmar Fortes.

 

O diretor do HAC, Filipe Furtuna explica que para a realização do mutirão deste sábado há a previsão de atuação de 15 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos e segurança. Ele reforça que o empenho de toda equipe é fundamental para o sucesso dos mutirões.

O assistente de soldagem, Fabiano Astine, 40 anos, agradeceu a realização do mutirão, ele realizou o exame pela quarta vez para controle.

“Eu estou muito feliz por fazer esse exame no mutirão. Faço o exame por controle, há três anos tive que pagar por demorar muito para fazer, este ano foi muito rápido. Estão todos de parabéns pela iniciativa”, disse.

O prefeito Bernardo Rossi esteve ainda acompanhado do vice-prefeito, Baninho e do presidente da Câmara de Vereadores, Roni Medeiros.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.