A prefeitura realizou neste sábado (28.04) mais um mutirão no Hospital Alcides Carneiro (HAC), este de exames de endoscopia com 45 pessoas atendidas. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o início dos procedimentos ao lado de Silmar Fortes, secretário de Saúde, conversando com pacientes e as equipes. A prefeitura também intensificou o número de procedimentos realizados mensalmente, aumentando em 40% o número de exames – que passou de uma média de 160 mensais em 2016 para 250 exames por mês em 2018 – incluindo pacientes internados, de emergência e agendados previamente. A endoscopia digestiva é utilizada para diagnosticar e, por vezes, tratar algumas doenças que afetam o esôfago, o estômago ou o duodeno.

 

A iniciativa da prefeitura visa ampliar o acesso da população à Saúde intensificando a realização de exames, consultas e cirurgias através do sistema de mutirões sem que interfira na rotina de atendimento do maior hospital público do município.

 

 “Essa é uma preocupação muito grande do nosso governo. Facilitar o acesso da população à exames, procedimentos e tratamentos é um compromisso nosso. Continuaremos realizando os exames mensalmente e pretendemos fazer outros mutirões em maio”, anuncia o prefeito Bernardo Rossi.

 

A endoscopia é indicada na investigação de alguns sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, dificuldade em deglutir, azias e queimação no estômago.

 

O alívio de poder se livrar das fortes dores de estômago e da queimação ao consumir alguns alimentos foi compartilhado pelos pacientes que aguardavam na recepção do Hospital Alcides Carneiro. A dona de casa Tania Maria Ferreira da Silva de 55 anos era uma das que aguardava a realização do exame, no caso dela, a endoscopia é indicada para problemas de digestão.

 

“A pior coisa do mundo é não poder saborear uma comida. Eu comia um pouquinho e já começava a passar mal com azia, dores e um mal estar muito grande. O mutirão foi muito importante pois agora o médico vai conseguir definir meu diagnóstico e eu vou poder ter uma vida normal”, afirma.

 

O Secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que a Secretaria de Saúde vem trabalhando em parceria com o HAC para intensificar a realização dos mutirões de exames e procedimentos de maior procura.

 

 “Continuaremos realizando o exame com o mesmo ritmo de trabalho diariamente, pois a o número de pedidos de endoscopias direcionadas ao hospital é grande e pretendemos fazer mais mutirões. Com a realização do procedimento, os pacientes terão o diagnóstico definido e poderão iniciar o tratamento mais rapidamente”, avalia Silmar Fortes.

 

O diretor do HAC, Filipe Furtuna explica que para a realização do mutirão deste sábado há a previsão de atuação de 15 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos e segurança. Ele reforça que o empenho de toda equipe é fundamental para o sucesso dos mutirões.

O assistente de soldagem, Fabiano Astine, 40 anos, agradeceu a realização do mutirão, ele realizou o exame pela quarta vez para controle.

“Eu estou muito feliz por fazer esse exame no mutirão. Faço o exame por controle, há três anos tive que pagar por demorar muito para fazer, este ano foi muito rápido. Estão todos de parabéns pela iniciativa”, disse.

O prefeito Bernardo Rossi esteve ainda acompanhado do vice-prefeito, Baninho e do presidente da Câmara de Vereadores, Roni Medeiros.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP