Prefeitura firma parceria com o Sesc para o Natal Imperial

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com estimativa de movimentar economicamente Petrópolis em mais de R$ 200 milhões, a programação do Natal Imperial já está sendo projetada. Seguindo o mesmo direcionamento do ano passado – com parcerias com a iniciativa privada e instituições – uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (05.09), na sede do Sesc Rio, para firmar a parceria entre o governo e a instituição para o evento deste ano.  O prefeito Bernardo Rossi se reuniu com o presidente do Fecomércio, Antônio Florêncio Queiroz; a diretora regional do Sesc, Regina Pinho e com a diretora regional do Senac, Ana Claudia Martins.

Em 2017, o Sesc promoveu 85 atividades, que foram incluídas na programação do Natal Imperial e ajudaram a atrair visitantes e movimentar a economia. Uma das atrações foi a árvore de Natal no lago do Quitandinha que atraiu visitantes todos os dias de dezembro.

“O Natal Imperial foi um sucesso no ano passado e queremos repetir ou até mesmo superar na edição deste ano. Víamos famílias passeando pelas ruas, curtindo a programação, a iluminação na cidade. Foi um resgate dos verdadeiros valores do Natal. E essa parceria com o Sesc é importantíssima, porque enriquece ainda mais a programação”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O Sesc assinalou que terá uma programação no Palácio Quitandinha e estuda expandir para Itaipava algumas ações. Antônio Florêncio Queiroz ainda destacou a abertura do Palácio para eventos que trazem desenvolvimento para a cidade.

No ano passado, o Natal Imperial garantiu a injeção de R$ 220 milhões na economia do município, com restaurantes, hotéis e comércio lotados durante todo o mês de dezembro. A estimativa é de que mais de 330 mil pessoas tenham passado pelos 36 dias de festa, que contou com cerca de mil horas de programação, sendo mais de 120 eventos organizados pela prefeitura e 85 atividades promovidas pelo Sesc Quitandinha.

“Unimos dos objetivos: o resgate do Natal, da celebração em si, com as famílias participando e o incremento do Turismo em uma época que era considerada fraca de movimento na cidade. A meta é privilegiar programação religiosa e sempre estender o evento para os distritos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Leonardo Randolfo, presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes frisa a importância da programação cultural. “Qualidade, participação dos artistas locais e atrações que encantam a todas as idades como os desfiles. A programação é cuidadosamente elaborada para que se mantenha bom público em todas as atrações”.

“O período do Natal é um dos mais importantes da economia, responsável pelo aumento das vendas no comércio e lotação dos hoteis e restaurantes. Todos os setores produtivos ganham com uma programação diversificada.  O apoio do Sesc é muito importante nesse sentido. Vale salientar que a abertura do Sesc Quitandinha para eventos que movimentem a economia da nossa cidade foi garantida pelo Sesc, mais um ponto positivo para Petrópolis”, disse o secretario de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Durante todo o período do Natal, as ruas, principalmente próximas aos locais de eventos, estiveram lotadas de turistas e moradores. Restaurantes e estacionamentos do Centro Histórico chegaram a relatar um crescimento de 50% no movimento em relação ao ano anterior. Graças ao bem-sucedido projeto, os empresários comemoraram um aumento nas vendas de 20%, se comparado ao mesmo período de 2016. No ramo alimentício os números alcançam os 50%.

Além disso, a rede hoteleira estima que tenha conseguido um crescimento de 30% no número de turistas também se comparado ao período anterior. Baixa temporada, a festa surpreendeu toda a rede. “Recebemos turistas de diversos estados do país e todos ficaram encantados com tudo que viram. Temos certeza de que este ano, com a expansão do evento, vamos receber um número ainda maior de visitantes”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.