A Prefeitura do Rio realizou nesta terça-feira, dia 19, diversas ações integradas de ordenamento urbano e de prevenção a pequenos delitos no Centro e nas zonas Norte e Sul da cidade, com o apoio da Polícia Militar e a participação de equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, superintendências regionais, Comlurb e Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano, da Secretaria Municipal de Fazenda. As ações seguem o que determina a Política Municipal de Licenciamento Sustentável do Comércio Ambulante (Polis) da prefeitura, iniciadas em agosto em Copacabana e Bangu, para impedir de forma preventiva que estruturas sejam montadas em todas as regiões da cidade

 

Foto: Divulgação / ASCOM GM Rio

Centro – Guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) apreenderam

4.350 mídias piratas que estavam sendo comercializadas por ambulantes na Central do Brasil. Dois homens foram detidos e levados para a 5ª DP (Gomes Freire). Também no Centro, no entorno da Rodoviária Novo Rio foi realizada operação com apoio de guardas do Grupamento Tático Móvel (GTM), que resultou no descarte de mais de 10 kg de alimentos  perecíveis pela Vigilância Sanitária e na apreensão de mercadorias comercializadas ilegalmente por ambulantes no entorno do terminal, como cigarros, doces, biscoitos e bebidas. A Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano apreendeu ainda cadeiras, bancos plásticos, estufa, botijão de gás e carrinho de transporte. Os ambulantes foram orientados a buscar sua regularização na prefeitura.

 

Zona Norte – Madureira e Méier contaram com operações de ordenamento urbano em apoio às superintendências dos bairros. As ações foram acompanhadas pelo coordenador regional da GM-Rio na Zona Norte e com efetivo de 20 guardas.

Em Madureira,  participaram da ação a CGEU, além da superintendência do bairro. Os órgãos atuaram em conjunto em pontos importantes do bairro, como a Avenida Ministro Edgar Romero, a Estrada da Portela e a Passarela do Magno, além de vias no entorno. Foi realizada apreensão de cerca de 120 mídias piratas na Rua Carvalho de Souza. Os demais ambulantes foram orientados a desobstruir o espaço público. A CGEU também notificou bancas de jornais e lojas, que estavam expondo mercadorias além do limite permitido. No Méier, a ação foi integrada e em apoio à Comlurb. As equipes aturam nas ruas Dias da Cruz, Oliveira, Lopes da Cruz, no Viaduto Castro Alves (Viaduto do Méier) e nas praças Jardim do Méier e Agripino Grieco.

Foram apreendidos 150 itens que estavam sendo comercializados irregularmente na Rua Dias da Cruz.

 

Foto: Divulgação / ASCOM GM Rio

Zona Sul – Equipe do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) realizaram operação em conjunto com policiais do 19º Batalhão na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, para coibir pequenos delitos. Durante a ação, 49 motocicletas foram fiscalizadas e três apreendidas e conduzidas para o depósito por irregularidades na documentação dos veículos. Além disso, guardas dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e Tático Móvel (GTM) reforçaram o patrulhamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e no entorno com rondas motorizadas. Pela manhã, equipes da Comlurb, Unidade de Ordem Pública (UOP) de Copacabana e da 2ª Inspetoria (Zona Sul),  além de policiais da UPP Pavão-Pavãozinho, apoiaram a ação da Superintendência da Zona Sul na Rua Sá Ferreira.  Uma barraca de cachorro-quente que estava abandonada foi recolhida.