O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou aos órgãos municipais a montagem de um esquema especial para os jogos semifinais e finais do Campeonato Carioca de futebol, que terá partidas nesta quarta-feira, dia 28 de março; quinta, 29; e nos dois próximos domingos, dias 1º e 8 de abril. Guarda Municipal, CET-Rio e Comlurb atuarão para garantir o bom funcionamento dos serviços aos torcedores de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco que forem incentivar seus times na busca pelo título estadual de 2018.

As partidas semifinais serão no Maracanã. Nesta quarta-feira, jogam Flamengo x Botafogo, às 21h45. Na quinta, Fluminense x Vasco, às 21h. O esquema de atuação dos órgãos municipais será o mesmo nos dois dias. Para as finais do Estadual, nos dois domingos seguintes, o contingente de servidores envolvidos poderá aumentar, conforme necessidade e avaliação.

GUARDA MUNICIPAL – A Guarda Municipal fará patrulhamento e fiscalização de trânsito com efetivo de 332 guardas para as duas partidas da fase semifinal do Campeonato Carioca, no Maracanã. Serão 166 em cada dia. As ações preventivas terão início a partir das 17h, na quarta-feira, e às 16h, na quinta, com atuação nos pontos de bloqueio definidos pela CET-Rio e na coerção ao estacionamento irregular no entorno do estádio. Os agentes atuarão principalmente nos principais acessos ao estádio, como as ruas São Francisco Xavier, Professor Eurico Rabelo e Conselheiro Olegário, além da Avenida Radial Oeste.

CET-RIO – Serão realizadas interdições em ruas próximas ao Maracanã. A operação contará com o monitoramento de 12 agentes da própria CET-Rio e 20 orientadores de tráfego contratados, com apoio de guardas municipais e policiais militares. A CET-Rio alerta a importância de que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também a sinalização implantada na área. Os orientadores ficarão espalhados em todas as travessias com sinal de trânsito no entorno do estádio, nos acessos a estacionamentos e nos pontos de embarque e desembarque dos torcedores.

Interdições:
(Na quarta, das 19h45 às 2h do dia seguinte; na quinta, das 19h à 1h do dia seguinte)
Rua Professor Eurico Rabelo, no trecho entre Avenida Maracanã e Avenida Professor Manoel de Abreu; Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo; Rua Isidro de Figueiredo, entre Rua Professor Eurico Rabelo e Rua São Francisco Xavier; em uma faixa de rolamento, junto ao bordo direito da Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), pista sentido Centro, no trecho entre o portão 1 do Maracanã e o Museu do Índio; em uma faixa de rolamento, junto ao bordo direito da Avenida Maracanã, pista sentido Tijuca, no trecho entre a Rua Mata Machado e a bilheteria 1 do Maracanã.

(Na quarta, das 23h30 às 2h do dia seguinte; na quinta, das 22h40 à 1h do dia seguinte)
Rua Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, no trecho entre Rua Dona Zulmira e Avenida Radial Oeste.

Além das interdições, será implantado duplo sentido de circulação nas seguintes vias (na quarta, das 19h45 às 2h do dia seguinte; na quinta, das 19h à 1h do dia seguinte):

Rua Isidro de Figueiredo, no trecho entre Rua São Francisco Xavier e Rua Professor Eurico Rabelo; Rua Visconde de Itamarati, no trecho entre Rua São Francisco Xavier e Rua Professor Eurico Rabelo.

REBOQUES – A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques, subordinada à Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP), vai colocar seis reboques por partida para coibir o estacionamento irregular nos arredores do Maracanã.

COMLURB – A Comlurb vai atuar com equipes de garis – antes, durante e depois das partidas, no entorno do Maracanã – apoiados por um caminhão basculante P8, uma varredeira e um caminhão pipa P11 para garantir a manutenção da limpeza nos acessos ao estádio. A Comlurb vai disponibilizar também 20 contêineres no entorno e nas áreas de concentração de torcedores para o despejo de lixo.

Crédito da foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo