O prefeito Rubens Bomtempo anunciou, nessa quarta-feira (9), a criação de uma moeda social em Petrópolis. O projeto piloto será implantado nas áreas mais atingidas pelas chuvas de 15 de fevereiro: Alto da Serra, Rua Teresa, Castelânea, Vila Felipe, Chácara Flora e Sargento Boening.
De acordo com a prefeitura, a moeda social possibilitará que o município faça política social ao mesmo tempo em que fortalece a economia local. Na prática, o beneficiário por determinada política social do município receberá recursos por essa moeda, que somente poderá ser gasta em estabelecimentos credenciados. Ou seja, são beneficiadas as famílias em condição de vulnerabilidade e o comércio local.
“Vamos, assim, fortalecer a economia de Petrópolis. É uma forma de criar mecanismos importantes de defesa da nossa economia e fazer com que os recursos possam realmente circular no nosso município. Estou tentando, de todas as maneiras, restabelecer não só o lado social, mas também a infraestrutura e a economia da nossa cidade”, disse Bomtempo.
Petrópolis terá como referência o município de Maricá, localizado na Região Metropolitana do Rio. Em 2013, foi criada naquele município a moeda social Mumbuca. Desde então, mais de 42 mil maricaenses em vulnerabilidade são beneficiados pelo programa de Renda Básica de Cidadania (RBC), que fornece 170 mumbucas mensais (equivalentes a R$ 170) para serem utilizadas em 12 mil estabelecimentos comerciais credenciados.
Para a implantação dessa política, Bomtempo já está em contato com o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. O objetivo é que o município preste assessoria técnica para Petrópolis. Para isso, um convênio de cooperação será firmado por meio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Comentários estão fechados.