Foto: Divulgação

Prefeitura avança na modernização com LED da rede de iluminação pública de São Paulo

Até o momento a cidade possui mais de 600 mil pontos de luz de LED, o que representa 90% do total de seu parque de luz
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (ILUME), está remodelando e ampliando com tecnologia de LED a iluminação pública de ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos com grande circulação de pessoas. O objetivo é garantir segurança e conforto à população. Até o momento a cidade possui mais de 600 mil pontos de luz de LED, o que representa 90% do total de seu parque de luz.

A remodelação consiste na substituição das antigas lâmpadas de sódio por luminárias de LED, tecnologia que garante melhor iluminação e menos consumo de energia. Por sua vez, a ampliação corresponde à implantação de luminárias em locais que não possuíam nenhum tipo de iluminação.

A Avenida Sumaré é um exemplo de via que foi toda remodelada com iluminação de LED. Entre fevereiro e março de 2021, essa importante avenida da zona oeste recebeu 438 pontos de iluminação pública com essa tecnologia, sendo boa parte instaladas na sua ciclofaixa. Além disso, a via passou a contar com um sistema inteligente que permite melhor monitoramento das luminárias.

A melhoria da iluminação para ciclistas também chegou à zona leste da cidade, mais precisamente à Avenida Radial Leste. Em toda a extensão de 12 km de sua ciclovia, que inicia na estação de metrô Tatuapé e termina na estação Corinthians-Itaquera, foram remodelados e ampliados quase 2 mil pontos de luz com LED. O serviço foi concluído em junho de 2021.

Neste mês de setembro foi a vez do Mercado Municipal de Pirituba ter toda a sua área externa requalificada com 38 luminárias de LED e dois refletores (que também garantem a iluminação adequada no centro do mercado). O espaço apresentava problemas de baixa luminosidade que prejudicavam a circulação das pessoas. O Munícipio estuda a remodelação da iluminação externa de outros mercados municipais.

Os serviços de remodelação e ampliação da rede de iluminação pública na cidade, bem como de manutenção, são executados, desde agosto de 2019, por meio da PPP da Iluminação Municipal. A expectativa é que toda a iluminação do município seja modernizada com LED até 2024.

Pontos de iluminação de LED estão no GeoSampa

A Prefeitura publicou no Portal GeoSampa, em julho deste ano, informações atualizadas sobre os mais de 630 mil pontos de iluminação pública da cidade. Além dos endereços dos postes de luz, o mapa digital passou a mostrar o tipo de lâmpada instalado no local (LED, vapor metálico, vapor de sódio, indução ou fluorescente). A ferramenta permite acompanhar a modernização em curso de toda a rede de iluminação da cidade com tecnologia de LED

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.