Prefeitura assina convênio com a Fiocruz para fortalecer estratégia da Saúde da Família nas comunidades

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de criar ações integradas na saúde e bem-estar das comunidades, o prefeito Bernardo Rossi assinou, na manhã desta quinta-feira (27.12), no Palácio Itaboraí, um acordo de cooperação técnica entre o município e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a execução do projeto “Estratégia de Saúde da Família – ESF como indutor da gestão local intersetorial participativa”. O objetivo é usar técnicos da prefeitura, da Equipe da Saúde da Família, instruídos por uma espécie de “consultoria” da Fiocruz, para buscar junto à população quais os cenários que geram os problemas de saúde. O trabalho traça um diagnóstico a partir do que os moradores sinalizam que precisam, em cima dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O resultado será a realização de oito conselhos locais de saúde, que acontecerão já no próximo ano. O convênio compartilha recursos materiais, financeiros e humanos com foco no fortalecimento da capacitação e da ação comunitária este diagnóstico e compreensão dos determinantes da sua situação de saúde e bem-estar e apoiá-las a proposição de alternativas para a transformação da realidade local. A assinatura do convênio com a prefeitura também vai integrar a participação de outras secretarias, como a Assistência Social, Educação, Obras, Esportes. O projeto poderá servir de modelo para outras cidades.

“É uma reunião de esforços que faz essa parceria praticamente inédita acontecer. O trabalho vai ao encontro do que sempre defendemos, que é a prevenção. A gente encerra o ano de 2018 com chave de ouro e já pavimentado para 2019. É um trabalho que dá uma direção muito interessante para o município. Quando a gente começa a pensar no micro, a gente resolve o macro”, frisa. “É uma oportunidade única para a cidade. Já tínhamos apresentado o resultado de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) desenvolvido em parceria com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSFs), mas agora o trabalho vai passar a integrar todas as secretarias do municipio”, completa a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O convênio, a partir de agora, tem como próximos passos a realização de fóruns comunitários, a criação de conselhos locais da saúde, entre outros. Os estudos vêm sendo realizados há quase dois anos, desde que foi realizado, em fevereiro de 2017, um seminário de planejamento estratégico de área de promoção da saúde.

A metodologia do projeto usa a investigação qualitativa com a participação da comunidade para realizar os diagnósticos de cada local, e as Equipes de Saúde da Família (ESF) são quem conduz, rotineiramente, esse processo. Até novembro deste ano, entre os resultados do projeto estão dados qualitativos e descritivos de oito áreas de atuação das ESF de maior exclusão social em cada um dos sete distritos de saúde do município; a criação de quatro comissões locais de saúde para mobilizar e instalar o Fórum Comunitário – no Bataillard, Sargento Boening, 1º de Maio e Carangola; dois eventos comunitários para sensibilização comunitária realizados no Amazonas e no Sargento Boening; integração dos profissionais do CRAS ao projeto, entre outros.

 “Temos a sorte de ter as Equipes da Saúde da Família porque eles estão no contato diário com a população”, destaca o diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg. “Uma coisa que é fundamental é avançar na compreensão dos problemas e na parceria com os municípios. É uma solução para os problemas complexos. E essa experiência aqui de Petrópolis pode ser reaplicada em outros municípios. Vamos usar a cidade como grande ‘laboratório’”, completa o chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes.

Durante a assinatura do convênio foram apresentados detalhes do projeto para Equipes de Saúde da Família e a equipe da Fiocruz. Estavam presentes a secretária de Educação, Márcia Palma; o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes, o vereador Silmar Fortes, entre outros.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.