O prefeito Bernardo Rossi visitou, nesta terça-feira (10.07), a estrutura do Serviço de Castração Gratuita, montada em anexo ao CIEP Cecília Meirelles, em Corrêas. O Serviço, interrompido em 2016, foi retomado pela prefeitura e deve atender, até a próxima sexta-feira (13.07), mil cães e gatos em parceria com a Clínica Veterinária Ricardo. Em dois dias, 384 animais foram castrados.

“É questão de saúde pública darmos a devida atenção a este serviço, que proporciona cuidar dos animais de maneira responsável e transparente no município. É um programa interrompido pela gestão passada e que conseguimos retomar, dada sua importância para ajudar a controlar a população de animais abandonados nas ruas”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Estão sendo atendidas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) da localidade do Castelo São Manoel e Jardim Salvador. Para A Coordenadoria de Vigilância Ambiental abriu, nesta segunda e terça-feira (09 e 10.07), cadastro também para moradores do Bairro da Glória e do Bonfim. A medida foi adotada para cobrir as vagas geradas por desistências.

“Não medimos esforços para retornar este serviço, essencial para o controle da população de animais domésticos. A castração previne a ninhada indesejada e o consequente abandono de filhotes. Esta primeira ação está sendo em uma região muito populosa e vamos garantir o atendimento, beneficiando centenas de famílias que não têm condições de arcar com os custos do procedimento em uma clínica particular”, diz o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

As cirurgias estão sendo realizadas em dois turnos. Ao chegar, o dono preenche a ficha e o animal é encaminhado para a Triagem, onde o médico veterinário analisa as condições e verifica se está apto para passar pelo procedimento cirúrgico. Após a cirurgia, o cão ou gato passa pelo processo de microchipageme cada ficha é entregue ao dono junto com medicamentos que vão auxiliar na recuperação do animal.

“Enquanto aguardam pela liberação, os proprietários passam por orientações sobre os principais cuidados para garantir um pós-cirúrgico seguro. Cada animal reage de uma forma.Então, é necessário ter atenção nestes primeiros momentos após o procedimento e garantir que o animal fique em ambiente tranquilo e confortável para permitir uma boa recuperação. Optar pela esterilização do animal é uma demonstração de responsabilidade e respeito à vida dele”, frisa a coordenadora de Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini.

A dona de casa Simone Azeredo, de 37 anos, foi buscar a castração para o gatinho Pêto, de sete anos. Simone conta que tem outros animais, todos já castrados, e considera fundamental que todos tenham esta consciência.

“Tenho outros dois gatos e dois cães e sempre fui muito atenta a esta questão, para evitar que aumento o número de animais e eu não consiga mais cuidar de todos. No ano passado, inclusive, me apertei um pouco, consegui ajuda, mas consegui para fazer a castração em um dos meus cães e sei o quanto esse serviço gratuito é importante. Muita gente não tem condição de pagar”, comentou Simone.

.