“Também sou praticante de judô, mas me contaram que é difícil encarar uma luta com você”, brincou o prefeito Bernardo Rossi, ao conhecer o judoca Matheus Domingues Moreira, de 13 anos, portador de síndrome de Down e que foi convidado a fazer parte da equipe brasileira na disputa do World Judo Games 2018, da Special Needs Judô Foundation. O atleta petropolitano está buscando recursos para custear a viagem e a prefeitura está apoiando a campanha para que o atleta consiga participar da competição, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, em Beverwijk, na Holanda.

“Petrópolis é um celeiro de grandes atletas nas artes marciais e o Matheus é mais uma prova disso. Estamos dando apoio à campanha organizada pela família para que ele possa representar o país e a nossa cidade na competição”, afirmou Bernardo.

Matheus mostrou ao prefeito as medalhas que coleciona desde os 8 anos de idade, quando começou no esporte. O atleta petropolitano já disputou 19 competições por todo o país. Segundo o pai dele, André Moreira, o jovem levanta cedo querendo saber os dias de treinamento.

“Impressiona a vontade que ele tem de treinar e de aprender. O crescimento dele dentro do esporte foi muito rápido. Já fomos a diversos lugares do país acompanhando ele nos torneios, mas foi necessário criarmos uma campanha para arrecadar recursos para a viagem até a Holanda”, explicou André.

“A intenção é incentivar este atleta e além disso, divulgar o nome da nossa cidade”, afirmou Leonardo Randolfo, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), ressaltando a importância da presença do atleta na competição como forma de divulgar a cidade.

“É um trabalho de apoio que ajudará a viabilizar a viagem, sem custos ao município, e ainda teremos divulgação internacional de nossa Petrópolis”, disse Leonardo.

A campanha do Matheus funciona durante os fins de semana no Parque de Itaipava. Quem quiser ajudar, também pode entrar em contato com a família através da página dele no Facebook, pelo endereço: https://www.facebook.com/matheusjudocaespecial/. A família está vendendo produtos esportivos e canecas personalizadas para ajudar nos custos da viagem.

Participaram do encontro, além do prefeito, o vice Baninho; o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo; o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.