Os 210 agentes da Guarda Civil começaram a receber nesta segunda-feira (27.08) as peças que vão renovar o uniforme completo da corporação. O prefeito Bernardo Rossi entregou os novos coturnos. Além disso, as demais peças já estão sendo confeccionadas e a previsão é que tudo esteja pronto até o fim de setembro. Com isso, terá fim uma espera de sete anos para entrega de uniformes.

A última vez que os guardas ganharam uniformes foi em 2011. Agora, além dos coturnos, a prefeitura vai entregar para cada um deles camisas (uma branca e outra azul marinho), calça, boné, cinto e gandola (item da farda de forças de segurança).

“ A cidade passa por um momento ainda muito delicado financeiramente, mas tudo que puder fazer para contribuir dar melhores condições de trabalho, os guardas podem contar com a prefeitura para isso. Ainda é preciso ter os pés no chão, mas essa é a boa notícia que a prefeitura pode dar, a chegada dos uniformes e com uma qualidade como tem esses coturnos, encerrando essa longa espera”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Os coturnos foram fornecidos pela empresa Kallucci, da cidade paulista de Franca. Os calçados de couro são acolchoados, o que proporciona maior conforto para os agentes, colados e costurados, dando maior durabilidade. Ele possui palmilhas que absorvem o impacto. Outra vantagem é que eles são feitos com solado antiderrapante e à prova d’água, o que vai dar melhores condições para quem trabalha em dias de chuva na rua, por exemplo, fazendo a orientação do trânsito e rondas de patrulhamento.

É o caso do guarda Wagno Sérgio, que atua no trânsito na Rua Paulo Barbosa e Praça Marechal Carmona, no Centro, em escala de 24 horas de serviço por 72 horas de descanso. Ou seja, ele passa o dia inteiro com o coturno nos pés. Ele foi um dos primeiros a pegar o novo coturno.

“A formação do guarda envolve ele estar bem psicologicamente e fisicamente, mas também com um bom material de trabalho, tem que estar com um uniforme adequado. Esse coturno é mais confortável e tático, melhor para quem vai ficar 24 horas em serviço, vai dar mais operacionalidade”, falou o agente.

O vice-prefeito Baninho; o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi; o coordenador de Segurança, Maurício Borges; e o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, participaram da entrega dos coturnos.