“É com grande satisfação que a gente inaugura o primeiro Centro de Iniciação ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro. São 500 crianças e adolescentes atendidos inicialmente, mas vamos aumentar esse número de pessoas beneficiadas para duas mil pessoas de forma gratuita”, disse o prefeito Bernardo Rossi, ao inaugurar o CIE de Petrópolis, no bairro Caxambu, nesta quinta-feira (29.03), ao lado do Ministro do Esporte, Leonardo Piciciani e de cerca de 300 moradores do bairro. O espaço é um investimento de R$ 3,2 milhões do Governo Federal e que vai oferecer, inicialmente, 12 modalidades esportivas. O local será usado para fomentar a prática de atividades físicas, com acompanhamento de profissionais de educação física. O lançamento contou com a apresentação de atletas de projetos sociais de judô e do Grupo Abadá Capoeira.

A construção foi retomada no ano passado, quando a prefeitura pagou uma dívida de R$ 60 mil que paralisou a obra em 2016. O espaço levará o nome de Paulo Guerra-Peixe, cronista esportivo da cidade que faleceu em 2012. “A prefeitura tem feito grande esforço para manter os investimentos que a cidade conquistou e que estavam paralisados por causa da má gestão do governo passado. O espaço será uma ferramenta fundamental para a cidade, que vai oferecer ainda mais atividades físicas para os petropolitanos, e em especial, para os moradores do Caxambu. Agradeço o esforço do ministro Leonardo Picciani, que sempre esteve ao lado da nossa cidade”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Instrumento de transformação, o CIE do Caxambu traz à cidade um modelo de integração do esporte com a comunidade. O CIE de Petrópolis é o primeiro entregue no Estado do Rio de Janeiro e o sexto no país – os outros são: Franco da Rocha (SP), Maringá (PR), Arapongas (PR), Uberaba (MG) e Rio Branco (AC). O Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, ressaltou a importância do espaço para a cidade e lembrou que o CIE é um legado importante da Rio 2016.

“É uma satisfação pessoal entregar o CIE de Petrópolis, o primeiro no estado do Rio de Janeiro. O local é uma ferramenta para a formação de atletas e cidadãos. Desde que assumi o Ministério, entregamos seis CIEs no país e mais quatro estão próximos de serem entregues”, destacou o Ministro do Espore, Leonardo Picciane.

O CIE ocupa uma área de 1,6 mil m² ao lado da Escola Municipal Senador Mário Martins. O espaço vai abrigar modalidades esportivas como futsal, vôlei, basquete, handebol, artes marciais , ginástica e alongamento e ainda dança. Até o mezanino vai ter utilidade esportiva, com aulas de judô, jiu-jitsu, caratê, taekwondô, esgrima e dança.

O local também é adaptado para pessoas com deficiência. Além do elevador que dá acesso ao mezanino, a arquibancada tem espaço destinado para quem usa cadeira de rodas. Em cada lado, há banheiros comuns e adaptados. Para os atletas, há quatro vestiários, sendo dois comuns e dois adaptados – um para cada sexo. O espaço conta também com uma sala administrativa, uma sala de professor, uma sala médica, uma copa e um almoxarifado para guardar os equipamentos esportivos.

“A ideia é aproveitar a excelente estrutura do local para oferecermos também projetos sociais. Será mais um grande benefício para os jovens do Caxambu e de toda a cidade. É a realização de um sonho”, afirma Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer da cidade.

Inscrições começam na segunda-feira (02.04)
Os interessados em participar das atividades do Centro de Iniciação ao Esporte podem ir até o local, que fica na Rua Flávio Cavalcante, no Caxambu, para se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (02.04). Os documentos necessários são: cópia da certidão de nascimento ou da identidade do aluno, declaração escolar, cópia da identidade do responsável,atestado médico e uma foto 3×4. As atividades serão iniciadas no dia 16 de abril.

A doméstica Maria Aparecida de Sousa, de 37 anos, disse que vai inscrever os filhos, João Gabriel, de 10 e Lucas Sousa, de 6 anos, nas atividades. “É importante que eles pratiquem alguma atividade, além da escola. O nosso bairro precisava de um espaço como esse. As crianças vão adorar”, garantiu.

O diretor de futebol do Serrano, Alex Arruda, disse que o CIE é um marco para a cidade. “Nós, que estamos no esporte de Petrópolis há tanto tempo, sabemos a importância desse espaço. Petrópolis precisava de algo assim, grandioso. Estão todos de parabéns pela inauguração”, afirmou.

“Achamos que essa seria mais uma obra que ficaria esquecida, mas o prefeito Bernardo Rossi retomou a obra e só podemos agradecer. Para a comunidade é um espaço fundamental, que vai ajudar a retirar os jovens das drogas através do esporte”, disse José Roberto Cleveland, presidente da associação de moradores do Caxambu há 12 anos, elogiando o esforço da prefeitura para concluir a obra.

Também participaram da inauguração do CIE de Petrópolis o presidente da Câmara Municipal, Paulo Igor, o secretário de Governo de Queimados, Max Lemos, secretários municipais e vereadores.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP