Petrópolis acaba de ganhar dois novos micro-ônibus que vão substituir outros veículos deste modelo, da empresa Cascatinha. Os coletivos zero quilômetro foram apresentados nesta segunda-feira (22.10) para o prefeito Bernardo Rossi. Os veículos começam a operar a partir de quarta-feira (24.10), nas Comunidades do Neylor e do Alemão, no Retiro, com a linha 525. Com a implementação de novos ônibus nas ruas do município, a renovação da frota este ano, já conta com 32 veículos novos em circulação: 20 da empresaTurb, 10 da Cidade Real e agora mais 2 da linha Cascatinha.

“Petrópolis passou muito tempo sem investir em renovação da frota e este ano, com as empresas, formulamos uma meta de alcançar anualmente 10% da frota da cidade renovada”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O objetivo do município é garantir a renovação continuada para que haja melhor desempenho dos ônibus, mais qualidade de trabalho para os rodoviários e aumento no número de viagens. Segundo dados da empresa Cascatinha, em setembro, a linha que atende à Comunidade do Neylor realizou 1670 viagens com 16 mil passageiros pagantes e 12 mil gratuitos.

“Durante muitos anos o setor de transporte não recebia investimentos por conta da falta de fiscalização do poder público. Hoje cobramos as empresas para que elas estejam comprometidas com a qualidade e conforto para a população” ressaltou o prefeito Bernardo Rossi.

Os novos coletivos possuem câmeras de segurança interna, validador eletrônico, biometria facial, GPS e comporta 17 passageiros sentados e 12 em pé. “É muito importante atender a comunidade de acordo com sua necessidade. Queremos melhorar a qualidade da experiência dos passageiros durante as viagens com os novos veículos”, contou o representante da empresa Cascatinha Sérgio Antônio Leal.

“A CPTrans vem buscando melhorias no sistema, com novas linhas, aumento de número de viagens a novos horários. A fiscalização também é intensa para manter a qualidade das viagens e garantir mais conforto para a população”, pontuou o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Os novos micro-ônibus oferecem maior segurança e acessibilidade além de possuir uma nova tecnologia de câmbio. Os veículos atendem de forma estratégica as comunidades menores por ter uma melhor adequação às ruas da região.

“A comunidade é muito carente e esses ônibus irão melhorar muito a vida das pessoas. O ônibus novo oferece mais segurança e conforto. Estamos muito felizes, foi a melhor coisa que aconteceu para nossa comunidade”, contou Nereida Maria dos Santos que mora na região há mais de 33 anos.

Estiveram presentes na apresentação dos coletivos o vice-prefeito Baninho; o coordenador de Relações Institucionais da prefeitura Roberto Junior; o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira e os representantes da empresa Cascatinha Isidro Ricardo da Rocha e Sérgio Antônio Leal.