Como diria Chiquinha Gonzaga, “Ó abre alas” que o Carnaval em Petrópolis já vai começar. A pré-folia tem início esta semana, com oito blocos passando por bairros como São Sebastião, Esperança, Mosela, Cascatinha e Morin, a partir de sexta-feira (02.02). O movimento carnavalesco também já agita o Centro Histórico, com um bloco na Praça da Liberdade, no domingo (04.02). Durante todo o fim de semana, o que não vai faltar na cidade são opções para curtir muito samba, marchinhas e a já tradicional animação do período, com grupos desfilando em diversos horários.

Este ano, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) está apoiando as iniciativas nos bairros. Essa é uma forma de não deixar com que a festa, tão popular em todo país, caia no esquecimento na cidade. “Estamos fomentando a cultura nos quatro cantos do município, fortalecendo. Petrópolis terá sim Carnaval, e será uma festa feita pela população, para a população. Estamos dando apoio logístico para todos os blocos que desfilarão na cidade”, explica o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

O pré-carnaval começa a partir de 19h, na sexta-feira (02.02), com o bloco Acadêmicos do Indaiá, nos arredores da Praça João Augusto Borba, no Indaiá, São Sebastião. No sábado (03.02), o Só a Nata estará na Praça da Mosela, a partir de 14h. No Centro, o bloco Tudo Errado Pra Dar Certo terá a concentração a partir de 11h na Rua Francisco Manuel, com saída às 15h em direção à Rua Montecaseros, passando pela Rua Roberto Silveira e dispersando na Praça 14 Bis. Já às 16h será a vez do Manoel Torres receber o bloco Tamojunto, com concentração na altura do número 589 e saída às 18h, sentido Rua do Expedicionário, passando pela Rua Paulo Herve e Alice Herve, com retorno para o início. Já no Bairro Esperança quem anima o povo é o Academia Amigos do Samba, a partir de 18h, próximo ao ponto final do bairro.

Já no domingo (04.02), o Bloco do Urso estará em Cascatinha, na Praça José Ferreira Soares, a partir de 10h. No Morin, desfila o já tradicional Parada Obrigatória, com concentração a partir de 9h na Rua Deputado Euvaldo Lodi e saída às 11h30 pela Augusto Severo até o início da Pedro Ivo. Às 14h, o Tamojunto volta a embalar os foliões na Praça da Mosela.

No Centro Histórico, o “ruço”, as capivaras da Barão do Rio Branco e as conhecidas sombrinhas embaixo das marquises da Rua do Imperador são alguns dos elementos que compõem o samba e o enredo que o bloco Boa Praça levará para a segunda edição de sua festa, também no domingo (04.02), a partir de 10h, na Praça da Liberdade. No último Carnaval, o bloco reuniu mais de 800 pessoas.

Confira a programação:

DIA BLOCO BAIRRO HORA
02/fev ACADÊMICOS DO INDAIÁ SÃO SEBASTIÃO 19-22H
03/fev SÓ A NATA MOSELA 14H
03/fev TUDO ERRADO PRA DAR CERTO CENTRO 15-19H
03/fev TAMOJUNTO MANOEL TORRES 16H
03/fev ACADEMIA AMIGOS DO SAMBA BAIRRO ESPERANÇA 18H
04/fev BLOCO DO URSO CASCATINHA 10H
04/fev BOA PRAÇA PÇA DA LIBERDADE 10-18H
04/fev PARADA OBRIGATÓRIA MORIN 11H30-14
04/fev TAMOJUNTO MOSELA 14-19H