Cumprindo uma série de agendas na Serra Fluminense, nesta sexta-feira (25/5), o deputado estadual Pedro Fernandes (PDT) participou do “Supera Rio Faeterjs”, em Petrópolis. Com o tema “As Faeterjs não podem fechar – por professores e verbas”, o objetivo do encontro foi alinhar, junto ao poder legislativo, ideias para que as Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro possam se reerguer e avançar, tratando ainda de temas, como a manutenção, liberação e transparência da verba Sides – destinada às unidades escolares da rede Faetec -, a realização de novos concursos públicos para professores e busca de autonomia.
– Essas rodadas de discussão fazem parte de um movimento suprapartidário com a participação das universidades estaduais e escolas técnicas, reunindo alunos, professores e funcionários, sendo um legítimo debate sobre o ensino superior. Sempre digo que sem educação não se chega a lugar algum, por isso é importante unir forças por um sistema educacional, acima de tudo, eficiente, destacou o deputado.
Atuante na luta pela educação eficiente e de qualidade, durante sua gestão à frente da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), em 2017, Pedro Fernandes realizou um importante trabalho junto à Faetec, no sentido de buscar parcerias para viabilizar a retomada dos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição.
Encontro no PDT
Acompanhado de vereadores, como Jamil Sabrá (PDT), e do presidente da Câmara Municipal, vereador Roni Medeiros (PTB), o deputado participou também de uma reunião do diretório municipal do partido em Petrópolis.
– Tive a oportunidade de ouvir as principais demandas região e de outros problemas que, infelizmente, são recorrentes em todo o estado, como a questão da segurança, saúde, tratamento de esgoto e políticas efetivas de acessibilidade e mobilidade urbana. Assim como eu, os meus companheiros também entendem que a educação integral de qualidade é uma das chaves para a saída da crise – destacou.
Para o vereador Jamil Sabrá, a presença de Fernandes na cidade foi essencial para conhecer de perto as principais demandas da região e apresentá-lo a importantes setores e vocações de Petrópolis, como a área tecnológica, por exemplo. “Reunimos, além de membros do diretório, representantes de diversos segmentos, como turismo, empresários do centro histórico e da Rua Teresa, um dos principais pólos têxteis do país, além de associações de vários distritos”.
Ao vivo na Rádio Imperial e visita ao Hortomercado Municipal de Petrópolis
Além de participar ao vivo, pela manhã, do programa “Bom dia, Petrópolis”, da Rádio Imperial 1550 AM, com apresentação de Paulo Marambaia. Pedro Fernandes aproveitou também para conhecer o Hortomercado Municipal de Petrópolis Jornalista José Carneiro Dias. A visita foi guiada pelo chefe da unidade, Sebastião Rodrigues. Lá atuam, diretamente, mais de 100 funcionários, entre vendedores, carregadores e ajudantes. O horto é abastecido por mais de 840 produtores de toda a Região Serrana, com flores, frutas, laticínios e verduras.
Área de anexos