Posto Avançado da Assistência Social é inaugurado no Hospital Alcides Carneiro Secretaria de Assistência Social realizou edição especial de ação social

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Secretaria de Assistência Social inaugurou neste sábado (26.10) o Posto Avançado da Assistência Social, que foi reformado e estruturado para receber os cidadãos. O espaço, que foi cedido pelo Hospital Alcides Carneiro (HAC), fica exatamente em frente ao ambulatório, na antiga farmácia do Hospital, e atuará com dois serviços: orientando sobre os serviços disponíveis e fazendo agendamento ao CRAs mais próximo do paciente. Facilitando, assim, o acesso das pessoas, especialmente o público que frequenta o ambulatório e também os funcionários do hospital, aos serviços da assistência social.

“A proposta é facilitar e agilizar o agendamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para que as pessoas cada vez mais tenham acesso aos programas e serviços, com atendimento qualificado. Essa integração entre as secretarias tem sido fundamental para esse processo de levar cuidado a toda população”, reforça o prefeito Bernardo Rossi.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece atendimento às famílias realizado por uma equipe que conta com assistentes sociais e psicólogos, além de outros profissionais. Nestes atendimentos as famílias podem compartilhar questões diversas, como as dificuldades de sobrevivência, cuidados com os filhos e até situações mais delicadas como violência doméstica. Os profissionais procuram compreender a situação de cada família e como a Assistência Social poderá contribuir para a melhoria de suas condições de vida e de suas relações familiares e comunitárias.

“É a garantia que o cidadão que vai a uma consulta no ambulatório vai ter para que possa buscar no posto orientações e até mesmo agendamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, ressalta Denise Quintella, secretária de Assistência Social.

Além da inauguração do Posto Avançado da Assistência Social, houve uma edição especial da ação social, que ocorre em diversas comunidades do município, promovida pela secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde.

A ação agiliza a obtenção de documentos de identidade; a população é orientada sobre os benefícios aos quais conseguem acesso pelo Cadastro Único (CadUnico) para inserção em programas sociais, além de atendimentos em saúde com avaliação nutricional, aferição de pressão e glicose que também são oferecidos a população.

Corte de cabelo e informações jurídicas, orientações sobre programas como Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPET), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil (NAPE- IJ) e informações sobre o CadUnico, Cadastro Único para inserção em programas sociais, foram alguns dos serviços ofertados durante a ação que ocorreu durante a inauguração do Posto avançado da Assistência Social.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.